*Por Eduardo Netto, diretor-técnico Bodytech
O significado desta verdadeira revolução do conceito de fitness é um programa de treinamento desenvolvido por meio de movimentos funcionais, constantemente variados e executados em relativa alta intensidade.
Muitos o descrevem como uma forma divertida de entrar em forma e se manter. Os números são impressionantes: atualmente são cerca de 6.000 unidades de negócio e aproximadamente 45.000 instrutores certificados no mundo.
Há poucos anos, a modalidade era considerada a grande sensação, e grande parte dos especialistas apenas aguardava que, assim como toda tendência do fitness, em pouco tempo cairia em esquecimento e perderia espaço. Mas nada disso aconteceu. Pelo contrário: as tribos do CrossFit Only se multiplicaram e estão presentes em todo o mundo, incluindo Europa, Ásia e Oriente Médio, tornando-a, atualmente, a marca de fitness mundialmente mais praticada.
Esse crescimento expressivo é baseado na teoria das tribos, que nada mais são do um grupo de pessoas ligadas a três coisas: uma ideia, um ao outro e ao líder. E que, de forma espontânea, aparecem quando pessoas com o mesmo interesse na melhora do condicionamento físico se unem para treinar. Penso que o grande segredo para a modalidade ser tão eficiente é exatamente o aspecto social e comunitário que ela exige.
Nos treinos, existe uma certa sensação de sofrimento compartilhado que facilita uma conexão única entre todos os praticantes de CrossFit Only, desde os mais experientes até os novatos tentando entrar em forma.
Apesar de ser uma atividade coletiva e de seus praticantes possuírem níveis de habilidade e capacidades físicas distintas, eles têm em comum o fato de cada um estar treinando com o objetivo de transformar suas deficiências em forças. O significado do condicionamento físico implica em ser: amplo, geral e inclusivo.
Por esse motivo, o lema do CrossFit Only é: “Nossa especialidade é não sermos especializados”. Sua metodologia implica em uma maciça divulgação dos treinos e consequentemente dos resultados –e a internet é o principal meio para atender isso. Todos os (WOD – workout of the day) são baseados em movimentos funcionais com exercícios dinâmicos e complexos, realizados em pequenos grupos e, ao final de cada sessão, há uma pequena competição entre os praticantes para ver quem termina a tarefa em um menor tempo.
As sessões (WOD) possuem uma duração, em média, de 60 minutos e se dividem em duas partes: o desenvolvimento da técnica dos movimentos e os já mencionados WOD. Sua metodologia implica na utilização de quadros (placares), em que são registradas suas realizações e pontuações.
Esses registros não só servem como meios de motivação, mas também são indicadores absolutos e relativos de suas performances. E, mais do que isso, como há de uma plataforma de performance on-line, existe a possibilidade de comparações entre os participantes.
A marca está concentrando esforços não só na promoção de sua metodologia, mas como um esporte em si. Este método tem como grande diferencial a superação dos limites físicos de seus atletas. E sua visibilidade aumentou depois que inúmeros praticantes passaram a descrever os benefícios fisiológicos e estéticos desta modalidade.
Como já é do nosso conhecimento, o Crossfit Only vem se tornando, a cada ano que passa, mais popular.