*Por Andressa Jasmin, nutricionista consultora Bodytech Gávea e Leblon (Ataulfo 467)

Bebida característica do sul do país, o chimarrão (ou mate) é tomado com uma cuia, uma bomba (canudo) e a erva-mate moída adicionada de água quente (a aproximadamente 80°C). Tem gosto mais ou menos amargo, dependendo da qualidade da erva-mate.

Essa erva vem sendo bastante estudada e vem mostrando-se bem nutritiva, apesar do baixo valor calórico, pois contém aminoácidos, ácidos graxos, diversas vitaminas (como as do complexo B, além da C, E e A) e sais minerais (fósforo, manganês e potássio, entre outros).

Além de apresentar alto valor nutricional, o chimarrão também tem propriedades funcionais importantes para a saúde:

– Possui função diurética e anti-inflamatória;

– É considerado um estimulante mental e físico, ajudando no combate à fadiga (uma das substâncias responsáveis por essa propriedade é a cafeína, portanto evite no período da noite, já que pode atrapalhar o sono). Atenção: se você for hipertenso e/ou sensível à cafeína ou a substâncias estimulantes, cuidado com exageros!

– Tem ação termogênica: aumenta o gasto calórico e a queima de gordura. Sendo assim, é mais um aliado à perda de peso. Mas vale lembrar que, sem uma alimentação saudável e atividade física regular, o efeito não é o mesmo!

– Importante coadjuvante na redução do LDL (colesterol ruim) e na prevenção de doenças cardiovasculares;

– É um potente antioxidante: combate os radicais livres, evitando os danos que estes podem causar no nosso organismo, como envelhecimento precoce e outras patologias.

É importante saber que, apesar de nutritiva, a bebida pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes quando ingerida junto ou muito próxima às refeições. Isso se aplica sobretudo a pessoas com anemia, pois a erva atrapalha a absorção de ferro.

Sabendo que, além de ser uma bebida gostosa e de baixíssimo valor calórico (não vale colocar açúcar), é cheia de propriedades, que tal dar uma chance e deixar seu dia a dia mais saboroso e saudável ao mesmo tempo?

O mate ou o chimarrão podem fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável! Experimente!