O ego é o ponto da criação onde surge a possibilidade de doença física e do sofrimento psicológico. Compreendê-lo é fundamental para a saúde e a felicidade.  Ele é o principal fator de declínio tanto no nível pessoal como no nível cósmico. O ego nos leva a agir de forma artificial, distorcida e nos desvia da lei básica da nossa natureza, através da falta de sabedoria que ele promove.  Assim o objetivo da Ayurveda é de restabelecer a nossa natureza básica ou original. Não sabe o que é Ayurveda? Já fizemos um post por aqui sobre ela. 

Na Ayurveda, o estado de saúde é, portanto, natural. Nós deveríamos ser todos, natural e espontaneamente, saudáveis e felizes se apenas vivêssemos em harmonia com a nossa própria natureza. Mas estamos tão envoltos por esse sistema de condicionamentos das respostas do ego, que confundimos os nossos desejos e aspirações com a nossa natureza original (que na realidade provém de experiências da mente com o mundo exterior gerando desejos condicionados e artificiais).

Como consequência, acabamos tendo excessiva indulgência conosco e dissipamos nossa energia, ao invés de procurarmos nos conhecermos e compreendermos o nosso funcionamento. Somente o conhecimento do – eu livre – liberta a pessoa definitivamente.

O sentimento constante de carência e de limitação do ser humano é devido à ignorância de si mesmo e a conclusão errada de sua real identidade.  A solução para este problema é o autoconhecimento. Sua mente precisa de um preparo, e este é alcançado através de um estilo de vida chamado Yoga. Yoga é um estilo de vida que ajuda a pessoa a alcançar o autoconhecimento. É o controle dos movimentos da mente.

 A libertação acontece através do conhecimento. Manter a força e controle da mente, constantemente, nos liberta do sofrimento. Devemos ter atenção na execução de nossas ações e nas nossas atitudes ao receber o resultado dessas ações, pois isso conduz ao crescimento interior e emocional. Concentrar-se e manter foco, é fundamental para a aquisição do autoconhecimento.

O problema é apenas uma questão de ignorância e a solução é o conhecimento

 Quando a ignorância é considerada o único problema, a solução é o conhecimento – o Eu já é livre e deve ser reconhecido como tal. Se o problema está na mente, que é agitada e deve ser acalmada, será que  a solução será definitiva? Se a mente era agitada antes e agora foi acalmada, o que nos garante que ela não se tornará agitada novamente? A solução definitiva para o problema humano só pode vir do autoconhecimento. Qualquer outra solução é provisória. Ao conhecer o processo da mente, é possível conduzi-la para o que se deseja.

Pratique o domínio sobre si mesmo e sobre suas ações.

O ego, quando se vê separado de tudo, isolado e sujeito a tudo ao seu redor, não consegue aceitar os acontecimentos. Mas quando percebe a ordem cósmica que tudo governa, abre mão da sua resistência na apreciação do todo. A não resistência é a entrega!