Anualmente, todo dia 8 de abril é comemorado o Dia da Natação. O intuito da criação dessa data é de ajudar a promover o esporte e seus benefícios para a saúde. Então, para promover o conhecimento, separamos as vantagens que essa prática possui para a vida de forma geral e para a saúde. Confira agora!

Os benefícios da natação 

A natação é um esporte bastante popular no Brasil. De acordo com uma pesquisa sobre o tema, a modalidade é praticada há mais de 150 anos no país. E é possível encontrá-la nas escolas, clubes e instituições de ensino superior. Isso demonstra que as pessoas já perceberam a importância da prática para a saúde. 

De acordo com o Master Trainer da Bodytech, Thiago Ferreira, a natação é um tipo de exercício físico dinâmico, no qual, algumas de suas características, promove saúde e sensação de bem-estar. Sendo as principais:

  • Envolvimento da grande quantidade de massa muscular provocando o fortalecimento desses músculos, reduzindo as dores articulares;
  • Exigência aeróbica que promove a saúde de todo sistema cardiovascular, tendo como consequência o bom funcionamento da pressão arterial e a melhora da capacidade pulmonar;

Thiago ainda acrescenta que “além disso, um estudo, publicado no Swim England, com 80.000 voluntários, mostrou que a natação pode reduzir em 41% o risco de morte de doenças cardiovasculares e diminuir em 28% o risco de morte precoce”. 

Ademais, a natação pode ser benéfica para todas as idades: “para as crianças a natação, por também ser uma atividade de coordenação e de exigência aeróbia, melhorando a cognição, promovendo, inclusive, o aumento do desempenho escolar”, informa o profissional.

Quando é o melhor momento para começar a prática?

Como toda atividade física, quanto antes melhor. Entretanto, nunca é tarde para começar a praticar a natação e se beneficiar das vantagens que essa atividade causa à saúde. Além disso, essa modalidade não possui restrição de idade: “essa é uma grande vantagem da natação, já que ela pode ser praticada desde bebê até os 100 anos ou mais”, comenta Thiago.

Para os bebês, a natação é sugerida a partir do sexto mês de idade por conta do amadurecimento do sistema imunológico e pela administração de algumas vacinas importantes. 

E, de acordo com o Master Trainer da Bodytech, a natação não possui nenhum restringimento, mas há alguns pontos de observação: “evitar a prática quando se está com alguma inflamação de Vias Aéreas Superiores (Ouvido e Garganta) ou em estado febril. Pode ocorrer de algumas pessoas apresentarem alergias aos produtos de tratamento da água, o que também pode se tornar uma restrição. Do contrário, não há restrições”.