O inverno chegou e o frio vem com tudo. Com a chegada dessa estação, a vontade de praticar qualquer atividade física vai sumindo, inclusive para as crianças. Mas para garantir que o corpo fique saudável é preciso manter a rotina de exercícios, e um dos esportes mais bem recomendados, mesmo nas épocas mais geladas, é a natação. 

Com a chegada do inverno muitos acreditam que devem suspender os treinos na água. Muitos pais ficam preocupados que seus filhos adoeçam ao frequentar as aulas. Porém, a boa notícia é que todos podem ficar tranquilos! Ao contrário do que se pensa, a natação no inverno tem diversos benefícios, não faz mal à saúde, nem aumenta o risco de doenças como gripes e resfriados. 

Para nos ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto e explicar porque é tão importante não abandonar os treinos na piscina durante o inverno, o blog da BT conversou com a Sheila Nieto, instrutora acqua da Bodytech Campinas.

A natação ajuda a manter a saúde no frio

Durante o inverno o ar fica mais seco e o próprio frio faz com que o diâmetro dos vasos sanguíneos diminua, o que dificulta a respiração. Por isso, nesse período, é muito importante praticar atividade física para ativar a circulação sanguínea e melhorar a troca gasosa. O que torna a natação um esporte tão benéfico, pois a sua prática estimula a respiração correta do aluno. Além disso, a pressão da água no diafragma faz a pessoa forçar mais o ato de respirar, o que melhora a frequência respiratória.

Outro ponto é que para quem tem problemas respiratórios essa atividade é muito recomendada. Para quem tem asma ou bronquite, por exemplo, a umidade da piscina combinada ao ato de aprender a respirar corretamente podem reduzir as crises.“A princípio a natação é um dos esportes que não tem contraindicação, salvo em casos muito específicos de algumas doenças graves de alergias a produtos que se usam na piscina e outras doenças, mas isso deverá ser orientado pelo médico de confiança”, explica a instrutora Sheila.

Para os bebês, principalmente, manter os treinos na piscina é extremamente importante, pois auxilia no desenvolvimento psicomotor, fortalece o sistema cardiorrespiratório e imunológico, ajuda na socialização e aumenta a autoconfiança. Uma curiosidade é que a natação desperta o apetite nas crianças, facilitando as refeições, e mantém o equilíbrio do corpo que está se desenvolvendo.

Uma boa experiência na natação infantil 

Agora que você sabe todos os benefícios da natação, a professora da Bodytech Campinas elencou 5 cuidados para uma boa experiência das crianças na piscina. Fique atento!

1- Segurança sempre em primeiro lugar

Isso deve ser observado em todos os aspectos que fazem parte da aula, como: estrutura de parque aquático adequada, profissionais especialistas, estratégias de aula coerentes com o desenvolvimento de cada criança, etc  

2- Ludicidade

Segundo Sheila este aspecto compreende não apenas os jogos e brincadeiras, mas também o uso da imaginação, o estímulo à criatividade, a interação e a cooperação entre todos os participantes da aula.O processo lúdico na natação deve ser prazeroso e deve respeitar a individualidade de cada criança para que possam demonstrar seus sentimentos e emoções  

3- Respeito pela vontade da criança

Nieto afirma que o professor deve ter a sensibilidade para o momento certo de introdução de cada nível técnico para cada aluno. Apesar da aula ser coletiva, cada criança tem seu tempo.

4- Assiduidade

É importante que a criança mantenha a frequência nas aulas para que haja um melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e para que ela participe das interações sociais e das valiosas experiências de aprendizagem.

5- Roupas e Acessórios

Lembrar de levar a touca e o óculos em todas as aulas, o chinelo para entrar e sair do parque aquático (o que pode minimizar os riscos de acidentes) e o roupão principalmente nos dias mais frios.

Dicas e cuidados para evitar o choque térmico

Para que a prática da natação no inverno continue sendo prazerosa e segura é necessário tomar alguns cuidados simples. Primeiramente é muito importante estar bem agasalhado ao entrar e sair da piscina, para isso o aconselhado é utilizar um roupão com capuz. Após a atividade o ideal é tomar um banho mais rápido do que o habitual e com temperatura morna para evitar o choque térmico. Seque bem os cabelos incluindo a região próxima ao ouvido e vista uma roupa quentinha. E antes de sair da academia espere alguns minutos na recepção para que o corpo se readapte a temperatura do ambiente. Além destes cuidados logo após a aula, é importante que o aluno evite ficar o dia todo em locais fechados, mantenha uma alimentação saudável, hidrate-se e tenha uma boa noite de sono.

Aproveite que os parques aquáticos da Bodytech são seguros, com temperatura controlada e estrutura de apoio para permanecer o ano todo na natação!