*Por Fatima Helena, instrutora Acqua da Bodytech Norte Shopping (RJ)
Você, que pratica atividades aquáticas, como está a sua hidratação durante as aulas? Não é muito comum observarmos alunos de natação e hidroginástica levando suas garrafinhas com água para a aula, assim como notamos na musculação e nas aulas coletivas.
Isso ocorre talvez porque muitas pessoas associam a necessidade de hidratação apenas com a sensação de suor. A transpiração é o efeito produzido pelo organismo para regular a temperatura corporal, liberando água e sais minerais, a fim de reduzir o calor. Entretanto, engana-se quem acredita que não suamos durante as sessões de atividades aquáticas. Todo e qualquer esforço capaz de acelerar a atividade metabólica faz com que o corpo perca mais água do que produza. E na água não é diferente! Com o ambiente aquecido de nossas piscinas, a temperatura corporal tende a aumentar ainda mais, elevando não só o gasto calórico como a perda de líquido. A diferença é que não temos a sensação de suar por estarmos com o corpo imerso na água.
Por isso mude já seus hábitos e entenda que manter o corpo hidratado durante a atividade física é necessário independentemente do local onde escolha se exercitar, pois a água é responsável pelo transporte de oxigênio aos músculos bem como pela remoção e eliminação do dióxido de carbono, regulando a pressão arterial e melhorando o funcionamento do coração e da circulação. Bons treinos aquáticos!