Quem nunca sofreu com aquela vontade, que vem do nada, de comer tudo o que vê pela frente, sendo saudável ou não? Mais uma vez, a ciência — sempre do nosso lado — encontrou uma arma contra os ataques de fome: as nozes! A pesquisa foi feita por endocrinologistas do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos.

Dez participantes foram acompanhados durante duas sessões de cinco dias. Na primeira sessão, metade dos voluntários recebeu um smoothie (bebida que mistura suco de fruta, iogurte e sorvete) com nozes. Já a outra metade do grupo recebeu a bebida sem o fruto.

Na segunda sessão, o processo foi invertido. Após beberem o smoothie, todos os participantes passaram por uma ressonância magnética. Os pesquisadores queriam analisar quais áreas do cérebro foram ativadas pela bebida, enquanto os participantes eram expostos a fotos de alimentos deliciosos, como hambúrgueres e sobremesas.

O resultado revelou que as pessoas que tomaram o smoothie com nozes mostraram uma atividade maior na região do cérebro responsável por controlar o impulso e o apetite. Assim, o estudo concluiu que as nozes são capazes de reduzir a vontade de jacar e, já que aumenta o nosso controle mental, favorece a escolha de opções mais saudáveis.

Então vamos aproveitar que comer nozes está liberado! Mas claro, sem exagerar.