*Por Marta Mitsui Izo, instrutora Acqua Bodytech
Depois de realizar o sonho de atravessar o Canal da Mancha sozinha, em 2006, e anos depois, voltar a fazê-lo em revezamento, a Marta Mitsui Izo agora se prepara para novas aventuras, entre elas o rio Hudson, em NY.
“No ano passado, eu havia comentado sobre alguns desafios para 2016, mas, infelizmente, um deles não vingou: a travessia Rio-São Paulo. Era um projeto grande, inovador, com alto investimento, mas que não vai ser possível de ser realizado agora. Ainda sonho com ele, quem sabe um dia!!!
Mas não podemos desanimar, certo? Quem me conhece sabe que é preciso muito para me derrubar. Então já me mexi para novos desafios!
Para este ano, o desafio será na Argentina, no início de dezembro. É uma prova do circuito mundial de águas abertas (Grand Prix) e que agora abriu para amadores em data diferente. Será na cidade de Hernandarias, onde nadarei no rio Paraná. Serão apenas 88km rio abaixo.
Para junho de 2017, o desafio será o rio Hudson, em Nova York. Um desafio de sete dias que irá somar quase 200km! Hernandarias já será um treinamento para o rio Hudson. Para esses desafios, já estou iniciando minha jornada de treinamento, que irei compartilhar um pouco agora com vocês.
A natação é muito forte na minha vida, é meu ganha-pão, não como atleta mas, sim, como uma profissional que ensina. Estou na área aquática há 24 anos e tenho muito orgulho e histórias para contar. E, por isso, tenho que me organizar para treinar, pois possuo poucas janelas.
Primeiramente, todos nós, antes de iniciar a atividade física, seja ela qual for, devemos procurar um médico. E foi o que fiz. Estou sendo auxiliada por uma médica esportista, um nutricionista esportista e um fisioterapeuta. Eles cuidarão para que eu não entre em overtrainning, pois os treinamentos serão intensos. Um, por causa do volume e outra, por causa da idade (tenho 46 anos e não sou mais uma criança, né?).
Minha rotina semanal divide-se da seguinte maneira: 5x natação, 2x musculação, 2x fisioterapia, 2x corrida (para auxiliar na perda de peso, pois estou um pouco acima). Provavelmente isso irá mudar no segundo semestre.
A duração dos treinos na água, por enquanto, é de 1h a 1h20. Só que mais para frente aumentará para 2h a 2h30. Continuarei com os outros treinos até próximo à prova de Hernandarias. Ficarei somente com os treinos de água e depois retomarei.
Uma vez por mês, às vezes mais, faço provas no mar, lagos e rios. As distâncias variam de 4km a 10km.
No início deste ano, fiz duas provas: uma no mar (de 4km) e outra no lago (de 3,2km). Em março, terei três finais de semana seguidos de prova (10km e 5km).
Alguns treinos mais longos serão feitos —a maioria deles aos finais de semana. Treinos de 6 a 12 horas na piscina ou represa. Mas só para o segundo semestre.
Como em qualquer esporte, o treinamento é o mais difícil. Precisa de muita dedicação e paciência, pois haverá dias bons e ruins. Com os bons é muito fácil lidar, mas é com os ruins que precisamos ter mais atenção e cuidado. Se conseguir confrontá-lo, você estará mais forte.”