Musculação reduz a flexibilidade: mito ou verdade?

/, Treino/Musculação reduz a flexibilidade: mito ou verdade?

Musculação reduz a flexibilidade: mito ou verdade?

Cada vez mais a ciência comprova novos benefícios relacionados à prática da musculação que vão além da hipertrofia muscular e da questão estética. Mesmo assim, várias pessoas ainda questionam na academia se a prática de exercícios com peso não diminui a flexibilidade e deixa o aluno “travado”.

Nas últimas décadas, as ferramentas e métodos de avaliação da flexibilidade não pararam de evoluir e as pesquisas direcionaram esforços para medir a influência do treinamento de força na flexibilidade. Essa literatura é bem vasta e muitas vezes controversa, mas em geral, os artigos concluem que para indivíduos já praticantes de atividade física regular a musculação mantém os níveis de flexibilidade e em alguns casos pode até aumentar!

O destaque maior fica por conta da musculação aplicada em pessoas sedentárias. Para esse grupo, os estudos mostram ganhos significativos na flexibilidade somente com a prática de exercícios com pesos. Nenhum estudo recente e com metodologia coerente mostrou decréscimo de flexibilidade em praticantes regulares de musculação. Assim podemos concluir que é MITO que musculação diminui a flexibilidade. Sempre considere exercícios de musculação praticados com boa técnica, boa amplitude de movimento e sob supervisão de um profissional da área de Educação Física. Um abraço e bons treinos a todos!

Por |2019-06-03T15:49:24-03:0003/06/2019|