A prática de musculação pode trazer diversos benefícios para saúde física e mental. E se você quer começar a realizar esses exercícios, mas não sabe como dar esse passo inicial e quer entender mais sobre as vantagens e importâncias dessa modalidade, separamos um conteúdo completo para você. Confira agora!

Os benefícios e a importância da musculação para a saúde

A musculação é a junção de exercícios que ajudam a fornecer o fortalecimento muscular do corpo. De acordo com o diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, essa modalidade promove um aprimoramento no condicionamento físico e na saúde de forma geral: “Esses estímulos também melhoram o metabolismo da glicose, aumentam a manutenção do peso corporal e ajudam a melhorar os fatores de risco cardiovascular, como a pressão arterial. Todos esses fatores levam a menores riscos de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, reduzindo o risco de mortalidade”.

Além disso, a modalidade contribui para o crescimento muscular, com a diminuição do percentual de gordura, o aumento de massa óssea e sua prática constante pode ajudar a melhorar a condição física e mental: “O treinamento de força aprimora sua qualidade de vida e sua capacidade de realizar atividades cotidianas. Pode  também proteger suas articulações e prevenir lesões. A manutenção e melhoria da massa muscular auxilia também no equilíbrio, reduzindo o risco de quedas. Isso pode ajudá-lo a manter a independência à medida que envelhecemos”, explica Eduardo.

Como começar a praticar musculação?

O primeiro passo de um iniciante na musculação deve ser a consulta com um profissional de Educação Física. “Ele poderá te ajudar a desenvolver as séries de maneira correta com pesos livres, aparelhos fixos e outros. A forma adequada de execução de cada movimento é a chave para evitar lesões e trabalhar corretamente cada parte desejada. O treinamento básico de força é a chave para desenvolver uma boa base e, dessa forma, conseguir progredir de maneira segura e eficiente”, comenta Netto.

Em seguida, a recomendação é focar nos principais exercícios para o treinamento da força. “Nosso corpo é composto de músculos que ajudam a empurrar e puxar e, por isso, a prioridade é trabalhar todos eles para maximizar a força. Para fazer isso de forma eficaz, priorize os exercícios integrados”, conta o diretor técnico. 

E a evolução dos exercícios, passando de iniciante a intermediário a avançado, é individual e depende de fatores como a frequência nos treinos e atividades já praticadas anteriormente. Entretanto, Eduardo informa que “pelo menos 06 meses são necessárias para que uma pessoa se familiarize e possa ser um aluno intermediário”.

Eduardo Netto informa também 4 exercícios de musculação para os iniciantes começarem a praticar: agachamento, supino ou apoio de frente para solos, puxada no pulley alto ou puxada na barra e remada sentada.

Pontos de atenção para quem está começando na musculação

O diretor técnico alerta alguns pontos de atenção para você que deseja começar a praticar a musculação:

  • Busque orientação profissional;
  • A técnica adequada é essencial. Se você não tem certeza se está fazendo um determinado exercício corretamente, busque ajuda;
  • Comece devagar. Se você está apenas começando, o importante é que você tenha cautela e não exagere nas cargas;
  • De início, levante apenas alguns quilos. Uma vez que seus músculos, tendões e ligamentos se acostumarem com os exercícios de musculação, você poderá se surpreender com a rapidez com que irá progredir;
  • Sempre execute os movimentos na máxima amplitude;