*Leonardo Cabral, coordenador nacional de musculação Bodytech

No dia a dia das academias, vemos com bastante frequência as mulheres investindo no agachamento. Preocupadas em aumentar o volume muscular dos glúteos, elas têm nesse exercício sua preferência.

Pelos mesmos motivos, muitos homens não dão muita importância a esse movimento tão crucial.

Sem dúvida, do ponto de vista técnico, os glúteos (dividido em glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo) são bastante solicitados durante o exercício, já que o objetivo dele é que o corpo vença a sobrecarga imposta mantendo o quadril estabilizado.

No entanto, outros músculos são envolvidos durante o movimento, como, por exemplo, quadríceps, posterior de coxa e panturrilha.

E, além dos membros inferiores, os músculos do “core” (do tronco) são bastante ativados e participativos na realização e estabilização do movimento.

Dicas importantes para começar a treinar o agachamento: busque a orientação de um instrutor para que ele cheque a necessidade de incluir esse exercício no seu treino; não se preocupe em colocar carga (no primeiro momento, o mais importante é aprender o movimento), pois saiba que, mesmo que treinando inicialmente com o próprio peso corporal (sem nenhuma sobrecarga), seu corpo já estará sofrendo adaptações positivas. Bom treino.