*Por Rafael Duarte, da equipe Miramundos
Já imaginou cruzar a cidade do Rio de Janeiro apenas por suas montanhas e florestas? Agora, com a Trilha Transcarioca, esse sonho já é possível. E, para quem quer saber como tudo começou, o documentário Trilha Transcarioca (Bambalaio Filmes / Urca Filmes, 2017) conta o nascimento da maior trilha de longo curso do Brasil, recém-aberta ao público e que surge como o mais novo atrativo natural de recreação e turismo da cidade do Rio de Janeiro.
Trilha Transcarioca – Minidoc completo (Port) from Bambalaio on Vimeo.
Com 180km de extensão, vai de Barra de Guaratiba até o Pão de Açúcar e passa pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação de seu traçado pelas Zonas Oeste, Norte e Sul, como já comentamos aqui e aqui. Narrado pela jornalista e esportista Cynthia Howlett, o filme tem direção e fotografia de Rafael Duarte (Melhor Filme no Rocky Spirit 2015 com “Whiteout”), produção de Leonardo Edde (Urca Filmes) e roteiro de Rafael Duarte e Priscilla Steffen (Conservação Internacional).
“Produzir este documentário foi uma experiência incrível, principalmente para um carioca, que apesar de procurar circular bem pela cidade, lá nas montanhas se dá conta do pouco que conhecemos o lugar onde vivemos. Foram seis meses de filmagens, que além de preparo exigiu o apoio de amigos que ajudaram com os equipamentos nas trilhas, além do monitoramento constante do clima para encontrarmos as melhores condições possíveis em cada trecho. Espero que este filme desperte o desejo de muitas pessoas a desbravarem os parques da cidade, especialmente a Trilha Transcarioca, que é o mais novo atrativo turístico da cidade”, comenta Rafael Duarte.
O filme, que contou com supervisão técnica da Conservação Internacional, mostra como os benefícios da trilha e seu fácil acesso em meio à área urbana podem ser transformadores na vida dos caminhantes. Idealizado na década de 1990 por Pedro da Cunha e Menezes, o sonho da Trilha Transcarioca começou a se tornar realidade em 2011, no âmbito do Mosaico Carioca, colegiado que integra todos os parques e reservas da cidade. Mas foi em 2015 que a iniciativa ganhou fôlego, com a mobilização dos parques e o esforço incansável de mais de mil voluntários e instituições, incluindo aqueles que adotaram trechos para cuidar do seu manejo e sinalização.
Saiba mais aqui.