* Por Sérgio Maurício, ortopedista
Comumente me perguntam se o fato de as articulações estalarem traz algum problema a curto ou a longo prazo. A resposta é “não”! Estalos que não são acompanhados de dor não trazem problema algum às nossas cartilagens e articulações. Seja quando estalamos um dedo voluntariamente ou quando os estalos são espontâneos, o que é muito comum nos joelhos e quadris.
No caso de o estalo vir acompanhado de dor ou inchaço, aí, sim, é necessário dar atenção, pois pode ser indicativo de alguma lesão e, então, será preciso ter um diagnóstico ortopédico. Também não devemos confundir os estalos com os rangidos e crepitações. Estes últimos são característicos de uma cartilagem sobrecarregada e desgastada, significando que ela está com a superfície áspera e rugosa em vez de lisa e sem atrito.
Se você está sentindo desconfortos e está na dúvida se é estalo, rangido ou crepitação, procure seu médico.
*Sérgio Maurício é ortopedista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Corredor de Maratona e meia-maratona, é também praticante de triatlhon olímpico e concluiu seu primeiro meio-ironman no Rio de Janeiro, em novembro de 2016. Pratica natação, musculação e Indoor Cycle na Bodytech.