Melhor forma de aveia: flocos, farelo ou farinha?

//Melhor forma de aveia: flocos, farelo ou farinha?

Melhor forma de aveia: flocos, farelo ou farinha?

Uma dúvida muito comum e recorrente é sobre a escolha da aveia: flocos, farelo ou farinha ? Independente da forma, é certo que estaremos consumindo fibras. A principal diferença entre elas está justamente na quantidade de fibras e carboidratos.

Os flocos são prensados integralmente e dessa forma não há perda nutricional. Esse processo conserva os principais nutrientes da aveia, como as fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Em geral podemos encontrar em duas versões: flocos regulares ou finos. Eles possuem as mesmas propriedades, apenas mudam o formato.

Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.

 A farinha é a versão da aveia originada a partir da moagem da parte interna do cereal e há uma perda de grande parte de suas fibras no processo de trituração. A concentração de fibras é menor que a encontrada nos flocos e no farelo. Mesmo não apresentando tantos nutrientes quanto a aveia em flocos, a farinha de aveia é uma ótima substituta para a farinha de trigo em receitas como bolos, panquecas e pães.

Independente da forma, a aveia é um alimento muito nutritivo e versátil que pode ser usado de diferentes maneiras em muitas preparações.

Por |2019-07-09T12:49:35-03:0009/07/2019|