*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista
Com a popularização das corridas de rua no Brasil, temos observado também um outro fenômeno: as mulheres estão correndo cada vez mais, e a meia maratona (21,1 km) vem se firmando como a prova preferida do público feminino que já tem alguma bagagem no esporte.
Nos Estados Unidos, as corredoras já são maioria nas meias: elas representaram 61% contra 39% de homens nas provas dessa distância em 2013, de acordo com a Running USA, entidade que acompanha os números do mercado de lá.
Aqui no Brasil, a participação das mulheres ainda é menor do que a dos homens, mas ela vem crescendo bastante. Segundo levantamento feito pelo treinador Nelson Evêncio, em 2013 tivemos cerca de 75 mil corredores completando provas de meia-maratona no Brasil, sendo 17 mil mulheres (quase 23%). Em 2014, considerando as principais provas que já tivemos até agora, o percentual de mulheres está subindo para 27%, o que é um crescimento muito expressivo em apenas um ano.
Vamos usar a maior prova dessa modalidade do país como referência: o número de mulheres que concluiu a Meia Maratona Internacional do Rio subiu de 2.385 para 3.566 entre 2011 e 2014, um crescimento de 50% em 3 anos, enquanto o público masculino cresceu apenas 13% no mesmo período.
Em pesquisa realizada pela empresa Iguana Sports neste ano com corredoras de todo Brasil, 31% das mulheres entrevistadas afirmaram que já correram uma meia-maratona.
Nela, alguns depoimentos ajudam a explicar a popularidade da distância.
“Primeiro pretendo completar uma corrida de 5km, depois participar de uma prova de 10km e talvez em um ano eu consiga completar uma meia-maratona”, planeja a corredora Márcia, de 28 anos.
“21km é a distância perfeita! 10km já não tem graça, e uma maratona ainda é demais. Pretendo fazer minha próxima meia-maratona fora do país”, faz planos Renata, de 35.
Para coroar este crescimento, foi realizada no começo de setembro a 1ª Meia Maratona exclusivamente feminina no Brasil, a W21K Asics. A prova aconteceu em São Paulo e teve quase 1,5 mil concluintes, tornando-se de cara a 3ª maior participação feminina em meias-maratonas no país, atrás apenas da Meia Internacional do Rio e da Meia da Caixa do Rio de Janeiro.
Um dos motivos que ajuda esse boom de popularidade da meia-maratona entre as mulheres é que se trata de uma distância que, ao mesmo tempo, é inspiradora e desafiadora para quem nunca fez, e totalmente factível para grande parte dos corredores, não sendo tão desgastante nem exigindo tanto tempo de dedicação aos treinos como para uma maratona, por exemplo.
Além disso, as mulheres, por serem grandes adeptas das redes sociais e atuarem como formadoras de opinião, disseminam com mais intensidade seus hábitos e convertem as amigas ao mundo da corrida.
E você, já correu ou ainda vai correr uma meia-maratona?
*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já completou 4 Maratonas, 10 Meias e outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a revista “Contra-Relógio” e para o blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram em @rodrigo21fev79