Na vida, não basta só dizer aos outros o que fazer sem ser você o verdadeiro exemplo, ainda mais quando o assunto é saúde. Carla Realti, de 52 anos, é uma referência desse caso. A médica ginecologista obstetra, mastologista e homeopata diz aos seus pacientes o que devem praticar no dia a dia para terem uma vida mais saudável, mas ela também segue os próprios conselhos.

Carla sempre teve uma rotina de cuidados desde os 18 anos, fazendo exercícios em casa, andando de bicicleta, tendo uma alimentação vegetariana há 30 anos e aliando tudo isso ao consumo zero de bebida alcóolica e tabaco. Mas, ao longo do tempo, essa rotina mostrou-se não ser o suficiente, pois a médica notou que o corpo dela começava a perder massa muscular e os exames de densitometria óssea apresentavam sinais de osteoporose.

E foi a partir daí que a Bodytech entrou na história. A convite de uma amiga, a ginecologista resolveu se matricular na unidade do Shopping Pátio Paulista (SP), que fica próxima ao trabalho dela – ótimo para fazer uma caminhada – e, desde de 2017, não parou mais.

Mesmo ingerindo vitaminas e cálcio, o quadro de osteoporose não mudava, mas, ao colocar a musculação e o boxe na prática de cuidados diários com o corpo, o ganho foi significativo. Em um ano, a massa óssea de Carla aumentou em 5,7%. Assim como a experiência da ginecologista, vários estudos confirmam que treinos de impacto são responsáveis por ganhos de massa óssea consideráveis.

“Para quem sabe o que é essa informação, isso é muito! Fiz o exame no mesmo lugar, na mesma máquina, num laboratório conceituado em São Paulo para ter certeza do resultado. Não foi erro laboratorial, posso afirmar. Melhorei muito a postura, tônus muscular e disposição”.

Na academia, os exercícios de Carla são intensos. Boxe, musculação, aulas de abdominal, dança de salão, “elíptico”, bicicleta, yoga e localizada são algumas das modalidades praticadas por ela ao longo da semana. O apoio da equipe faz toda a diferença para o engajamento da médica nos treinos. Na foto, Marcia posa ao lado do Yuri Vaz, instrutor de musculação, e
Rodney Oliveira, instrutor das aulas de boxe.

Sendo ela uma pessoa que treina e indica treinamentos para seus pacientes, a médica aconselha quem está na inércia a começar essa mudança fazendo atividades prazerosas, escolhendo horários que sejam compatíveis com a agenda e aproveitando para socializar também.

“A Bodytech tem uma gama infinita de modalidades. É só escolher e fazer. Eu encontrei lá profissionais supercompetentes, educados e disponíveis. Descobri que muitos exercícios que eu fazia em casa – tipo abdominal –, fazia errado e não via resultados. Muitas pacientes e amigas minhas falavam que academia era um ambiente chato, mas, na BT Pátio Paulista, conheci muita gente maravilhosa, desde a recepção, limpeza, administração, etc.”, afirma.

De acordo com ela, pesquisas mostram que obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool (mais que três doses semanais) aumentam em 35% o risco de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade. Então, como diz nossa entrevistada, “bora se mexer, mulherada!”.