No mês da mulher, o Blog da Bodytech abre espaço para quatro mulheres da nossa equipe falarem sobre rotina, carreira, família, desejos e desafios. Com idades, cargos e origens diferentes, elas compartilham suas histórias para nos encher de inspiração. A quarta e última homenageada da série é a Marta Marques, da equipe de rouparia da Bodytech Icaraí, no estado do Rio de Janeiro.

A rouparia da Bodytech Icaraí, em Niterói, nunca mais foi a mesma depois que a Martinha assumiu seu posto. O bom humor e a facilidade em acolher e olhar para o outro com generosidade rapidamente a transformaram em uma pessoa querida na academia. Marta Marques, de 57 anos, é engraçada e sempre dá um jeito de arrancar um sorriso até dos mais sérios.

Mas quem esbarra com ela pelos corredores não sabe das batalhas diárias que a mãe de três adultos e avó de seis netos já encarou e encara todos os dias. O fato de ser mulher e da periferia — Martinha mora em São Gonçalo, município do Rio — foi suficiente para que barreiras muito mais altas fossem aparecendo pelo seu caminho.  

Vivendo longe da família, Martinha, bem jovem, teve uma surpresa enorme na primeira gestação: o neném que nasceria com quase 5 quilos, na verdade, era um casal! Precisou cuidar de dois bebês sozinha, trabalhando e sem ajuda.

 “Tudo é mais difícil para as mulheres. Uma vez fui a uma entrevista e quando a pessoa responsável pela seleção me olhou, disse que só podia contratar homens para vaga porque o trabalho era pesado. Pedi, justifiquei que poderia dar conta, mas ela se negou. Só aceitou quando sugeri um período de experiência de 45 dias. Acabei ficando por três anos nesse emprego.”

Martinha já foi cuidadora, diarista, empregada doméstica e auxiliar de serviços gerais.  É daquelas mulheres que não negam trabalho e precisam lutar todos os dias por ela mesma e pelos seus.  Hoje, nos dias de folga, gosta de rezar e ensaiar no coral da igreja, além de ficar bem pertinho dos netos e filhos. Aliás, mais de 30 anos depois da primeira gravidez dos gêmeos, ela comemora ao ver os três filhos tocando suas vidas, trabalhando e formando suas famílias. Para ela, o maior orgulho de sua vida.

Vê-los com mais estudo é a prova de que valeu a pena ralar tanto quanto eu ralei para criá-los. Eles falam: você mostrou pra gente, mãe, que sem luta não se consegue nada.”

O  exemplo de bom humor e carinho não é só reconhecido pela família, mas por toda equipe da Bodytech Icaraí e pelos clientes. Não tem quem não goste dela e não a queira por perto. De férias, já está fazendo falta na academia.