E o primeiro post de 2019 é sobre um lugar mágico e quase intocado na Costa Verde do Rio de Janeiro: Martim de Sá! Para quem curte uma viagem mais simples com pouco conforto, mas repleta de natureza, trilhas, cachoeiras, rio, surf, céu estrelado e plânctons, Martins é o lugar perfeito!
Martim de Sá é uma praia paradisíaca que na península que fica entre Paraty e Trindade, na Reserva Ecológica da Juatinga, Área de Proteção Ambiental (APA). Essa praia com grande faixa de areia clara e fina tem um rio que desemboca em um mar limpo e transparente e algumas cachoeiras. Esse paraíso pertence à uma família caiçara que protege e cuida do local e não tem mais nada em volta: só a casa do Seu Maneco, e sua família, que ele transformaram o quintal em camping, eles nasceram lá e só eles têm autorização para morar no local.
O Seu Maneco é uma lenda viva da região e faz parte da experiência de estar em Martins e sentar na beira da praia do lado dele e absorver todo o conhecimento de caiçara que ele passa naturalmente em uma conversa leve com o sorriso no rosto. Seu Maneco conta histórias sobre a região, sobre os animais e suas pescarias. Ele é um guardião local que tem um coração puro e ama muito a Deus e a natureza.
O camping custa R$20 por dia, não tem luz elétrica, tem alguns banheiros comunitários e uma cozinha com fogão à lenha. A família do seu Maneco serve em Prato Feito com arroz feijão e peixe, que geralmente é pescado no dia. Custam 25 reais.
Para chegar até Martins você precisa ir até Paraty e de lá existem duas opções: ou você pega do porto uma lancha rápida até Martins de Sá, que custa em média $120 ida e volta, ou você vai até Pouso da Cajaíba e faz a trilha até chegar no Paraíso.
Eu já fui tanto de trilha como de lancha. A trilha em si não é tão pesada. O que dificulta é o fato de que para ficar em Martins você precisa levar praticamente tudo já que não existem comércios em volta. Mas por outro lado, para quem gosta de exercício, essa experiência de fazer uma trilha até chegar no paraíso dá um encanto a mais pro lugar, sabe?
Para os que amam travessias existe uma que vai desde o Pouso de Cajaíba até a Praia do Sono. O trecho é lindo e repleto de praias intocadas.
Ao chegar em Martins, é só montar a barraca e ser feliz! Uma boa é explorar as cachoeiras que ficam bem pertinho, com trilhas de 20 a 25 minutos. As mais conhecidas são a Escorreguinha e o Poção.