Marmita de atleta: o pré-treino de Carlos Burle

//Marmita de atleta: o pré-treino de Carlos Burle

Marmita de atleta: o pré-treino de Carlos Burle

O surfista e o nutricionista Valentim Magalhães dão a letra de como a alimentação certa ajuda a segurar a fome durante as longas horas no mar, esperando a onda perfeita

 

Surfar é um esporte intenso. Entre uma dropada e outra, o corpo diminui a frequência cardíaca e se prepara para a próxima onda e esse processo é feito de horas e horas nadando no mar. E isso exige que o atleta tenha disposição do começo ao fim.

A estratégia usada pelo nutricionista esportivo Valentim Magalhães, do Rio de Janeiro, é justamente focar no tempo de duração da atividade física; na quantidade de horas ativas do atleta, e não a intensidade de força exigida. “Chamamos isso de componente de volume, que é o tempo gasto pelo atleta em determinado esporte. O Burle precisa de energia para ficar de duas a três horas no mar e chegar ao fim do treino sem cansaço excessivo. Para isso, associar uma proteína leve à alimentação pré-treino, de fácil digestão, vai manter a disponibilidade energética constante, em vez de provocar picos de energia que têm como consequência quedas bruscas e acabam impactando o desempenho esportivo”, explica Valentim.

Para isso, o nutricionista indica como proteína um omelete de ovos inteiros, sem queijos ou embutidos, seguindo uma alimentação mais natural, e um suco que mistura carboidratos à micronutrientes. “Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios são o que fazem o corpo se mexer. Mas quem age a nível celular, garantindo que o tudo funcione corretamente no organismo são os micro: vitaminas, minerais e antioxidantes são alguns deles”, explica.

Eles surgem dentre os ingredientes do suco: beterraba é rica em nitrato, que aumenta a circulação sanguínea, facilitando a entrega de substância às células; além de cafeína, o cacau tem flavonóides, um antioxidante que ajuda a saúde cardiovascular, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition, em 2015. Confira a receita do pré-treino do surfista Carlos Burle:

Omelete dos campeões:

Ingredientes
– 2 ovos inteiros
– 50g de frango desfiado
– 1/2 de salsinha picada (você também pode temperar com orégano, manjericão, açafrão + pimenta do reino, alecrim, cheiro verde, páprica, tomilho ou curry.

Modo de preparo

Bata os ovos até ficarem homogêneos, leve-os à frigideira antiaderente (ou untada com 1 fio de azeite) e depois adicione o frango desfiado.

Suco power

Ingredientes

– 200ml de água de coco natural

– 10g de cacau em pó

– 1/2 beterraba crua picada
– 10g de aveia em flocos

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até que o líquido fique homogêneo e consuma sem coar.
E aí, será que você consegue se alimentar como um atleta?
Por |2018-11-27T16:07:27-02:0019/11/2018|

Sobre o Autor: