O surfista e o nutricionista Valentim Magalhães dão a letra de como a alimentação certa ajuda a segurar a fome durante as longas horas no mar, esperando a onda perfeita
Surfar é um esporte intenso. Entre uma dropada e outra, o corpo diminui a frequência cardíaca e se prepara para a próxima onda e esse processo é feito de horas e horas nadando no mar. E isso exige que o atleta tenha disposição do começo ao fim.
A estratégia usada pelo nutricionista esportivo Valentim Magalhães, do Rio de Janeiro, é justamente focar no tempo de duração da atividade física; na quantidade de horas ativas do atleta, e não a intensidade de força exigida. “Chamamos isso de componente de volume, que é o tempo gasto pelo atleta em determinado esporte. O Burle precisa de energia para ficar de duas a três horas no mar e chegar ao fim do treino sem cansaço excessivo. Para isso, associar uma proteína leve à alimentação pré-treino, de fácil digestão, vai manter a disponibilidade energética constante, em vez de provocar picos de energia que têm como consequência quedas bruscas e acabam impactando o desempenho esportivo”, explica Valentim.
Para isso, o nutricionista indica como proteína um omelete de ovos inteiros, sem queijos ou embutidos, seguindo uma alimentação mais natural, e um suco que mistura carboidratos à micronutrientes. “Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios são o que fazem o corpo se mexer. Mas quem age a nível celular, garantindo que o tudo funcione corretamente no organismo são os micro: vitaminas, minerais e antioxidantes são alguns deles”, explica.
Omelete dos campeões:
Modo de preparo
Bata os ovos até ficarem homogêneos, leve-os à frigideira antiaderente (ou untada com 1 fio de azeite) e depois adicione o frango desfiado.
Suco power
Ingredientes
– 200ml de água de coco natural
– 10g de cacau em pó
Modo de preparo