*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista
No dia 12 de abril aconteceu a 39ª edição da Maratona de Paris. Se você gosta de correr e de fazer turismo, esta é uma excelente forma de juntar os dois programas, pois a prova é um verdadeiro “city-tour” a pé!
Seu trajeto passa pelos principais pontos turísticos da cidade: desde a largada na famosa avenida Champs-Élysées, passando pela Praça da Concórdia, o Museu do Louvre, a Rua de Rivoli, a Bastilha, a margem do Rio sena, a Catedral de Notre Dame, o Museu d’Orsay e, obviamente, pela Torre Eiffel. A prova termina aos pés do Arco do Triunfo, cujo nome é muito propício para os maratonistas que acabam de vencer 42 km.
O evento, na verdade, começa na semana anterior à prova. De quinta-feira a sábado antes da corrida acontece uma megafeira para a retirada do kit, onde todas as marcas de calçados, vestuário, acessórios, alimentos, suplementos etc. do mundo do “running” participam com seus estandes, em um verdadeiro shopping center temático, um paraíso para quem quer renovar o armário, o estoque de suplementos ou mesmo conhecer novos acessórios.
No sábado, uma prova recreativa de 5 km serve como aquecimento para a maratona e confraternização entre os corredores. Logo depois, acontece também uma prova infantil, gratuita, para a criançada se divertir correndo 1 ou 2 km (de acordo com a idade) em volta da Torre Eiffel. No domingo, enfim, ocorre a maratona.
A prova de Paris é a terceira maior do mundo em número de concluintes, perdendo apenas para a de Nova York e a de Chicago. Neste ano, mais de 40 mil pessoas, de 150 países diferentes, terminaram a prova.
Além das atrações turísticas e da beleza da cidade, o apoio do público francês é outro ponto forte da prova. Ao longo de todos os 42 quilômetros, eles estão lá aplaudindo e incentivando os corredores, gritando “Allez, allez!” (Vamos, vamos!). As crianças esticam a mão para ganhar um “high-five” e bandas de todos os estilos musicais tocam e animam os corredores.
No quesito hidratação/alimentação, a organização da prova também não deixa a desejar: a cada 5 km, postos de hidratação com água, frutas secas, torrões de açúcar, banana e laranja ajudam os corredores a manter-se hidratados e energizados.
No final, após cruzar a linha de chegada, os corredores são brindados com a linda medalha da prova e a camiseta de “Finisher” (concluinte). Sim, lá em Paris só ganha a camiseta da prova quem completa os 42km.
No entanto, se você está procurando uma prova para “voar” e bater seu recorde pessoal, talvez essa não seja a melhor opção. A grande quantidade de corredores pode atrapalhar os mais rápidos em alguns pontos mais estreitos do trajeto, e os aclives e declives ao longo da prova cobram seu preço nas pernas menos treinadas, como foi meu caso. Acabei reduzindo bastante o ritmo no final e terminei em um tempo acima do previsto.
Mas se você está procurando uma maratona para curtir o visual e se divertir, Paris está te esperando! As inscrições para a prova de 2016 já estão abertas!
Fotos: Eric Vargiolu/Divulgação
*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já completou 5 Maratonas, 11 Meias e outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a revista “Contra-Relógio” e para o blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram em @rodrigo21fev79