Acabei de voltar de Orlando, na Flórida, onde participei do fim de semana da Maratona da Disney. Que evento incrível! Viajar pra correr na Disney é a garantia de um programa que agrada a família inteira. Pra quem tem filhos pequenos e quer participar de alguma prova no exterior, a Disney é uma opção que deve ser considerada.
Seus parques e atrações são sonho de consumo de quase todas as crianças, e suas provas são um show à parte: muita música, animação dos voluntários, organização nota 10 e, o que mais faz sucesso: diversos personagens ao longo dos trajetos tirando fotos com os corredores (sim, as pessoas param no meio da corrida pra tirar foto com seu personagem preferido!).
O evento, que aconteceu de 5 a 8 de janeiro é composto de 4 provas: 5km na quinta-feira, 10km na sexta-feira, meia maratona (21,1km) no sábado e maratona (42,2km) no domingo, além de algumas provas infantis ao longo dos dias.
Além de correr simplesmente uma das quatro provas, você pode se inscrever no Desafio do Pateta –e correr a meia e a maratona– ou se inscrever no Desafio do Dunga (não o técnico de futebol, mas o anão da Branca de Neve!) e correr as QUATRO provas seguidas. Sim, tem gente louca a esse ponto, e este que vos escreve é um deles!
Pra mim, o mais difícil do desafio, além de ter que correr um total de 78,3km em quatro dias, foi ter que acordar de madrugada todos os dias. As provas largam às 5h30 da manhã (para não atrapalhar muito a abertura dos parques), quando ainda é de noite, então dependendo de onde você estiver hospedado, precisa acordar às 4 da manhã ou até antes!
Além de correr muito e dormir pouco, ainda tivemos uma dose de emoção extra: depois de corrermos as provas de 5 e 10km na sexta-feira, a soubemos que a organização do evento havia cancelado a meia maratona de sábado devido a previsão de tempestades com raios. Como as provas acontecem em áreas descobertas, eles não queriam colocar os corredores em risco. Foi uma decisão necessária, mas um balde de água fria em todos nós.
Foi aí que pensei com meus botões e decidi correr por conta própria uma meia maratona no sábado. Treinei muito pra correr as quatro provas e não podia voltar pra casa sem ter feito o desafio inteiro! Além disso, a Disney disse que ia dar as medalhas mesmo com a prova cancelada, então era uma questão de honra fazer os 21,1km, mesmo debaixo de chuva.
No sábado, como planejado, corri os 21km sozinho, dando mais de 10 voltas no condomínio onde estava hospedado. Ao terminar, para minha surpresa e alegria, minha família me esperava em casa com uma medalha de papelão feita especialmente para aquela meia maratona informal. E eu não fui o único louco a fazer isso: nas redes sociais, corredores mostravam que tinha feito o mesmo, saíram às ruas para fazer sua meia maratona, sozinhos ou em grupos. Em alguns lugares, familiares e amigos dos corredores chegaram a improvisar postos de hidratação, e fazer a torcida ao longo dos trajetos para ajudar e incentivar os corredores.
No domingo, foi a vez de correr a maratona (esta não foi cancelada!) e, com ela, mais um desafio. Além do cansaço acumulado dos três dias anteriores, a temperatura na hora da largada era de 3 graus, uma queda muito forte em relação aos dias anteriores. Tive que improvisar quatro camadas de camisas, além de gorro e luva, para poder correr.
Das quatro provas, a maratona é o principal evento do fim de semana. Éramos quase 18 mil pessoas correndo, passando por dentro dos quatro parques da Disney (Epcot Center, Magic Kingdom, Animal Kingdom e Hollywood Studios) além do complexo esportivo da ESPN. Até por dentro do castelo da Cinderela a gente passa correndo! Assim como nas outras provas, vários DJs, bandas escolares e personagens da Disney, além do público, incentivavam os corredores e nos davam aquele gás extra para continuar, apesar do frio e do cansaço.
Terminei a prova exausto, mas muito feliz. Consegui completar o Desafio do Dunga! Voltei pra casa com um monte de medalhas no pescoço, me sentindo o Michael Phelps!
Missão cumprida e comprida! Que venha o próximo desafio!
*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já correu 9 Maratonas, 13 Meias, entre outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a Revista Contra-Relógio e no blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram – @rodrigo21fev79 e no Twitter – @rdlucchesi