Você sabia que depois de fazer um treino de pernas, principalmente, podem surgir algumas pequenas manchas roxas nas coxas? O aparecimento dessas manchas é bem comum após exercícios com carga para membros inferiores. Ao apertar e não sentir dor, ficamos com a sensação que foi só mais uma pancada em algum aparelho da academia. Mas, de acordo com o angiologista Thiago Rocha, isso pode ser resultado do rompimento de alguns pequenos vasos sanguíneos.

O que são as manchas roxas?

O que acontece é que após o treino de pernas as veias podem ficar mais dilatadas, segundo o médico. Através do uso de uma caneleira pesada ou de algum aparelho que força estas pequenas veias, pessoas que já têm varizes podem desenvolver roxos, que geralmente são passageiros. Isso acontece devido à presença de vasos, que se rompem, mas que já estavam lá, pois o treino não causa o surgimento de novas varizes. 

É importante ressaltar que todo roxo na perna pode, sim, ser um grupo de vasos que não romperam, mas que já estavam ali antes e você não tinha percebido. “A dica é deitar e apertá-lo para que ele se esvazie e encha de novo”, se isso acontecer, eles já estavam ali antes e não romperam com os treinos. Mas se a coloração arroxeada for de um hematoma, em geral, ele desaparece em duas semanas. Em alguns casos, pode permanecer por dois ou três meses na pele ou nunca sumir. 

Mas não se preocupe. Não é necessário parar os treinos por conta dos hematomas, eles não causarão problemas, exceto se for algum hematoma gerado por uma cirurgia ou procedimento médico. Nesses casos, é recomendado procurar um especialista.

Após que tipos de treinos é mais comum notar estas manchas?

“Essas manchas podem aparecer ao praticar qualquer atividade física, mas as que têm impacto ou contato com o aparelho, podem romper mais facilmente os vasinhos” pontua Rocha. Para quem já tem os vasinhos, exercícios que causam maior impacto na perna, como futevôlei e esportes de contato como judô, jiu-jitsu ou esportes como Crossfit, podem sentir mais o impacto nas veias. 

Quando questionado sobre se a musculação causa varizes, o angiologista é categórico ao dizer que isso é um mito difícil de ser combatido e comprovado. “Musculação previne o problema e, mesmo que você já tenha, pode e deve fazer atividade física. Ela é importante para a circulação, principalmente para quem é sedentário. Quem pratica, na verdade, está prevenindo as varizes e quem já tem, está auxiliando na circulação. Lembre-se que é importante tratar as veias para ficar livre do problema, mas nunca deixar de praticar alguma atividade”, comenta.

Dicas e cuidados: o que fazer? 

Para quem sofre com esta questão, o médico sugere alguns cuidados.“Caso elas sejam muito grandes, existem dicas para que não haja um acidente. Proteja-as com meias elásticas ou bandagem, se forem muito grossas. Evite grandes impactos, exercícios de alta pressão, continue praticando atividade física e procure um profissional capacitado para tratá-las. É muito provável que com o fortalecimento da panturrilha, que é o coração da perna, melhore a circulação e evite novos vasos”, finaliza o médico.