*Por Priscilla Martins, endocrinologista
Se você já fez alguma dieta é bastante provável que tenha seguido um programa com baixo carboidratos ou com pouca gordura (tradicional). Também deve conhecer quem tenha perdido muito peso com uma dessas duas alternativas, ou quem não conseguiu emagrecer nem um pouco. Então, entre as duas opções, qual a melhor dieta?
A resposta correta é: depende. Vários estudos sugerem que um estratégia pode funcionar melhor para um grupo de pessoas do que para outros, e que nenhuma dieta deve ser recomendada de forma universal.
Além de que uma série de fatores, incluindo genética, níveis de insulina e microorganismos encontrados no nosso corpo podem afetar a perda de peso. Recentemente, uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Stanford, com 609 indivíduos durante 1 ano, tentou descobrir qual é a melhor dieta – pouca gordura ou poucos carboidratos. A conclusão foi: nenhuma das duas é superior. As duas estratégias podem ser eficazes.
No final do estudo, os participantes perderam, em média, 6 quilos. Houve enorme variação entre eles. Alguns perderam quase 30 quilos, outros engordaram até 10 quilos. A principal conclusão do estudo é que a estratégia para perda de peso – seja restringindo carboidratos ou gordura – é muito parecida. Mais importante é que o paciente escolha um plano alimentar que acredita ser capaz de manter a longo prazo.
Talvez a pergunta que deveríamos fazer é: qual é a melhor dieta para mim? Adora churrasco e consegue abrir mão dos acompanhamentos? Talvez a low carb seja uma boa opção. Não abre mão do arroz e do pãozinho? A dieta low fat com o controle das porções pode ser a melhor escolha. Não existe receita de bolo! Procure um especialista que oriente a melhor opção para o seu caso.