Não é o melhor cenário, mas, muitas vezes, pessoas acabam sofrendo lesões durante a prática de exercícios físicos e isso pode ser prejudicial para a saúde física de forma permanente ou não. De toda forma, é importante tomar os devidos cuidados quando isso ocorre. 

Confira abaixo o que você pode fazer, caso sofra alguma lesão durante a prática de exercício físico. 

A importância da prática dos exercícios físicos

Nosso Diretor Técnico, Eduardo Netto, informa que “a prática de exercícios físicos regulares ajuda na prevenção de doenças crônicas, além de servir como tratamento não farmacológico das doenças já estabelecidas, melhorando a qualidade de vida da nossa população”. Ele comenta também que evidências científicas recentes apontam que a prática regular das atividades físicas, de moderada a intensa, trazem muitos benefícios à saúde, como hipertensão e Diabetes tipo II e o aumento da imunidade.

O que é possível fazer para prevenir lesões causadas pelo exercício físico?

Durante a prática de exercício físico, por cometer erros no decorrer da execução dos movimentos, lesões podem ser acometidas, sendo graves ou não. Por isso, é de extrema importância tomar os devidos cuidados, buscar orientação profissional, para entender como realizar os exercícios, utilizar os equipamentos da forma correta e esclarecer possíveis dúvidas.

E, de acordo Netto, só assim será possível preservar a sua integridade física, evitando qualquer tipo de lesão. Então, para garantir ainda mais sua segurança, confira alguns pontos importantes que ele aponta que devem ser respeitados durante as atividades:

  • Respeite sua individualidade biológica. Os programas devem levar em consideração seu histórico com a atividade física, além de seus objetivos e limitações.
  • Execute os movimentos corretamente, seguindo as orientações dos seus professores.
  • Não exagere na carga, nem no volume do seu treino.
  • Procure dar uma atenção ao aspecto da mobilidade.
  • Busque sempre orientação profissional para não apenas na prescrição e execução, mas, também, no que diz respeito ao uso dos equipamentos.

As lesões mais comuns causadas pelo exercício físico

As lesões na prática de atividades físicas mais comuns são estiramentos musculares, cãibras, entorses e as chamadas tendinites. E o Eduardo Netto explica que, caso isso aconteça, o recomendado a fazer, de acordo com The American College of Sports Medicine (ACSM), método PRICE, é seguir algumas recomendações:

  1. Protection: proteger a área lesionada de futuras lesões;
  2. Rest: deixar a zona lesionada em repouso para que o edema seja menor e promover uma recuperação mais rápida;
  3. Ice: aplicar gelo no local para diminuir a dor e o edema. Esta medida é especialmente útil nas primeiras 48 a 72 horas;
  4. Compression: fazer compressão local com ligadura é importante para controlar o edema inicial e reduzir a mobilidade;
  5. Elevation: elevar a zona lesionada (preferencialmente, acima do coração), ajudando a diminuir a dor e edema.