Dá pra entrar na piscina usando lentes de contato? Preciso necessariamente colocar os óculos de natação ao usar lentes na piscina? É necessário descartá-las diariamente após o exercício? Deve-se fazer um processo de limpeza diferente? Lente gelatinosa ou rígida, qual usar? Quem faz exercícios na água sabe que as lentes são um mar de dúvidas. O oftalmologista Arlindo Portes, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, respondeu a algumas questões para evitar que as lentes prejudiquem a sua saúde. Confira:

Quais as diferenças entre as lentes de contato?
Existem muitos tipos de lente de contato, que são resultantes de diversas classificações. As mais comuns dividem as lentes nos seguintes tipos:
a) Lentes Descartáveis ou Permanentes:
As descartáveis devem ser substituídas periodicamente –algumas após um dia, uma ou duas semanas, um mês… As permanentes podem ser usadas por tempos maiores, como um ou dois anos, e serem substituídas quando ficarem muito gastas.
b) Lentes Gelatinosas ou Rígidas Gás-Permeáveis:
As gelatinosas têm material gelatinoso que as tornam mais flexíveis, maiores e capazes de absorver líquido em quantidade superior às lentes rígidas.

E elas têm diferentes funções: as que corrigem erros de grau (e são esféricas, tóricas, bifocais ou multifocais); terapêuticas (e atuam no tratamento de doenças orgânicas oculares); e estéticas (lentes que alteram a aparência dos olhos).

Qual o tipo de lente indicado para natação?
Lentes rígidas ou gelatinosas, que podem ser usadas desde que o nadador use óculos para natação. No entanto, mesmo com os óculos, pode haver contato da água com a lente. Portanto, o melhor tipo é a lente descartável de um dia, que pode ser usada e descartada após o exercício.

É preciso fazer um processo de limpeza diferente depois de entrar na água?
Não. O processo de limpeza e desinfecção é o mesmo.

Quais os riscos para quem nada com lente de contato?
O contato da água com a lente de contato pode fazer com que ela perca aderência nos olhos e fique flutuando livremente na piscina, sendo este efeito maior para lentes rígidas. O contato da lente com água de piscina ou mar também pode contaminar a lente e causar desde conjuntivites até doenças mais graves, como ceratites infecciosas (infecção da córnea). Além disso, produtos químicos na água da piscina, ao serem absorvidos pelas lentes de contato, também podem causar inflamação ocular e desgaste da lente.

Quais as dicas para quem faz natação no mar?
Dê preferência às lentes com filtro de ultravioleta e use óculos de natação. Se houver contato da lente com a água do mar, retire-a após sair da água e inicie o processo de desinfecção. No entanto, se a lente for descartável, troque-a por outra.