*Por Juliana Perpétuo e Gabriel Alvarenga, nutricionistas consultores Bodytech
Em tempos de surtos de doenças como zika e dengue, a preocupação maior tem sido a de escolher o melhor repelente. No caso da gripe H1N1, a melhor prevenção é lavar as mãos várias vezes ao dia.
São medidas importantes. No entanto, poucas pessoas sabem que os nutrientes obtidos via alimentação podem minimizar os sintomas e efeitos de algumas doenças. Para tal, existem os nutrientes imunorreguladores, que têm a função de melhorar o nosso mecanismo de defesa.
Uma alimentação equilibrada e rica nesses nutrientes em questão (zinco, selênio, vitaminas A, C e D, arginina, probióticos, glutamina, entre outros), associada à prática de atividade física moderada, serve para fortalecer o nosso organismo do oportunismo de vírus e bactérias.
Um organismo saudável é um organismo que dificilmente ficará doente. E, se ficar doente, os sintomas e sua duração tendem a ser atenuados. Estudos já demonstraram que pacientes críticos em uso de dietas imunomoduladoras têm uma recuperação mais rápida, representando um menor tempo de internação.
Procure obter os nutrientes via alimentação natural, por exemplo, em alimentos como o alho, as frutas cítricas, as castanhas, as nozes etc. Os nutrientes na forma de suplementos também podem ser úteis, mas lembrando que somente um nutricionista ou médico sabe qual a dose recomendada para cada um. Não use nenhum suplemento sem antes ser avaliado por um profissional habilitado.