*Por Marina Morgado, nutricionista consultora Bodytech

O nitrato é um composto presente em vegetais e comumente utilizado como conservante em alimentos e bebidas. Durante a prática de exercícios físicos, pode ser convertido em óxido nítrico, causando vasodilatação e consequente melhora da distribuição de nutrientes pelo corpo.

A substância tem ganhado popularidade como suplemento esportivo, já que pode melhorar a performance aeróbica, por meio da diminuição do custo de oxigênio durante os exercícios, permitindo que os treinos de alta intensidade sejam tolerados por mais tempo.

Além disso, diminui o custo de ATP (energia proveniente dos nutrientes) para produção de força muscular, aumenta a eficiência de contração muscular, reduz a pressão arterial e melhora a recuperação muscular.

As principais fontes alimentares de nitrato são espinafre, aipo, alface, rúcula e agrião. A beterraba, mais famosa das fontes, oferece a quantidade de ingestão recomendada por dia se a pessoa consumir cerca de 500ml do seu suco.

A utilização do nitrato através de fontes alimentares vegetais tem sido sugerida em detrimento de fontes animais (embutidos, como salsicha e salame, e bacon), já que o consumo de nitrato proveniente destas fontes tem sido associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), pois contêm sódio.

Dicas:

– O consumo deve ser diário, em torno de 500mg de nitrato entre 1h e 2h antes da atividade física.

– Os resultados são mais evidentes em indivíduos amadores que em profissionais, especialmente em quem apresenta fatores de risco para DCV e idosos.

Caso possua alguma doença crônica, sinta tonturas nos treinos ou tenha pressão baixa, consulte seu cardiologista e seu nutricionista antes de optar pela suplementação.