*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista

Confesso: sou um “Maníaco por Maratonas”! Depois de correr a Maratona do Rio, no dia 29/5, e a de Porto Alegre, no dia 12/6, cumpri o requisito mínimo (correr duas maratonas em 16 dias) para entrar para o “Marathon Maniacs” (site oficial aqui), grupo que reúne verdadeiros viciados no esporte.

Sim, existe um clube que reúne “loucos” que gostam de correr várias maratonas seguidas. Correr duas em 15 dias é apenas o critério mais fácil para entrar e te dá acesso ao nível 1, de “iniciante”. Para atingir o nível 9, mais elevado do clube, você tem que correr 52 maratonas em 1 ano, o que dá uma média de 1 por semana!

O grupo oferece alguns benefícios, alguns mais voltados pro público americano, que é a sua maioria, como desconto em provas, encontros anuais, networking, grupos que combinam de correr juntos, newsletter, perfil no site deles pra postar suas maratonas etc. Mas pra mim o barato da conquista é mais ser aceito mesmo, como se fosse fazer parte de uma tribo!

Antes de mais nada, vale ressaltar: esse tipo de desafio não é indicado para a maioria dos corredores. Eu só fui fazer isso depois de muitos anos correndo e com algumas maratonas na bagagem.

A preparação para o desafio foi cuidadosamente planejada: treinei normalmente para a primeira prova (Rio), como se fosse correr apenas ela. Fiz os treinos longos (incluindo 3 de 32km), como manda a cartilha, e cuidei MUITO do fortalecimento muscular. Se musculação é importante para qualquer corredor, pra correr duas maratonas em tão pouco tempo é OBRIGATÓRIO.

A chegada na Maratona do Rio, em 29 de maio

No dia da primeira prova (Rio), larguei tranquilo e segurei bem o ritmo, para não ficar muito dolorido no pós-prova e para me poupar para o “jogo de volta” (Porto Alegre). A Maratona do Rio tinha que ser encarada pelo meu corpo como o último treino longo de preparação para a Maratona de Porto Alegre. Devido ao calor, terminei a prova BEM cansado, então não estava com grandes expectativas para fazer tempo bom em Porto Alegre.

O grande desafio era como lidar com as duas semanas entre as provas. Decidi descansar ao máximo. Logo após a Maratona do Rio, ainda no domingo, fiz aplicação de gelo para acelerar ao máximo a recuperação muscular. Na terça-feira fiz uma massagem, mas não corri na primeira semana. Nem 2 metros. Repouso total. Na segunda semana, fiz apenas dois treinos leves, de 5 e 6km na esteira, só pra mexer o esqueleto, acordar o coração e pulmão.

Porto Alegre, dia 12/06, eis que chega a segunda prova. Com temperatura na casa dos 3ºC na hora da largada, me deparei com o seguinte dilema na hora que comecei a prova: “Se eu correr no ritmo em que estou acostumado e planejei nos meus treinamentos, vou sentir frio durante algum tempo. Se eu correr um pouco mais forte, me aqueço mais rápido”.

Como era a segunda prova do desafio, ou seja, não tinha que me poupar para mais nada, resolvi “sentar a bota”. Encaixei um ritmo mais agressivo que, para minha surpresa, meu corpo aceitou bem, e fui assim até o km 30! Logo em seguida veio o cansaço, e fui baixando a velocidade, mas ainda assim concluí a prova em um tempo excelente, de forma completamente inesperada.

A medalha da Maratona de Porto Alegre, em 12 de junho

Incrível pensar que correndo duas Maratonas em espaço de tempo tão curto, consegui fechar correndo tão bem a segunda prova, sem dores, sem cansaço extra, e ainda fazendo um tempaço (para os meus padrões). Isso só me mostrou que correr duas Maratonas em 15 dias não é tão insano assim, se tomados os devidos cuidados: fazer a primeira prova em ritmo conservador, trabalhar o fortalecimento e descansar bem entre as duas provas (uma massagem aqui e um gelo ali também ajudam).

E o Marathon Maniacs? Já apliquei e fui aceito! Sou o integrante número 12.995! Agora é descansar um pouco e, logo, logo, começar a preparação para os próximos desafios!

*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já completou 8 Maratonas, 11 Meias e outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a revista “Contra-Relógio” e  para o blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram em @rodrigo21fev79