O inverno começou hoje, dia 21/06, e vai até dia 23/09. Essa época do ano é caracterizada pelas temperaturas mais amenas e pelos problemas respiratórios que costumam aparecer com mais frequência nesse período. Sendo assim, conversamos com um especialista para entender quais são os cuidados necessários com a saúde no inverno. Confira o conteúdo completo abaixo!

O que o inverno pode causar à nossa saúde?

Nessa época do ano, por conta das temperaturas mais baixas, os riscos de contrair doenças respiratórias, como gripe, resfriado e até Covid-19, são maiores por favorecer a propagação dos vírus causadores de infecções. De acordo com a nutricionista, Luna Azevedo, “quem já possui sinusite, rinite, bronquite, asma e outros, deve tomar mais cuidado, pois são patologias que costumam se agravar diante do clima mais ameno. Por isso, é comum dizerem que elas ‘atacam’ no frio”. 

Isso acontece porque as vias respiratórias são atingidas por um ar mais seco e frio, piorando o sistema respiratório e, consequentemente, reduzindo a produção de muco eliminado pelas glândulas das vias aéreas, local onde existem enzimas e anticorpos protetores. Dessa forma, é recomendado evitar ambientes fechados. “Deve-se haver ventilação, fluxo de ar, a fim de reduzir a probabilidade de contrair vírus infecciosos. Se possível também, evite lugares com muitas pessoas. Caso isso seja inevitável, use máscara”, informa Luna Azevedo.

Além disso, a profissional alerta sobre outras proteções necessárias nessa época: “Evite o choque térmico, ou seja, sair de um lugar muito frio para um muito quente ou vice-versa. Mudanças repentinas de temperatura nunca são indicadas, pois o corpo precisa de um tempo para se acostumar. E, pelo mesmo motivo anterior, evite banhos muito quentes. Ele deve ser morno! A água quente demais remove a camada protetora da pele, deixa ela ressecada e altera o seu PH e microbiota”.

Quais são os cuidados necessários com a saúde no inverno?

Segundo Luna Azevedo, o importante é comer bem e se hidratar bastante. “Muitas pessoas esquecem de beber água, ou reduzem o seu consumo, no frio. Isso não deve acontecer! Continue tomando pelo menos 35ml de H2O para cada kg de peso corporal seu”, comenta. 

A profissional ainda acrescenta que comer bem ajuda a melhorar a imunidade que, geralmente, nesse período costuma ser mais baixa. “Independentemente da estação, dê prioridade aos alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, coma comida de verdade: arroz, feijão, frutas e legumes, por exemplo. Alho, cúrcuma/açafrão, gengibre, mel, frutas cítricas, como o limão, e vegetais verde escuro são grandes aliados quando o intuito é fortalecer o sistema imune”, alerta a especialista.  

Além da alimentação e da hidratação, a vacinação também é extremamente importante. “A higienização do corpo e do ambiente também são de suma importância. Lave as mãos com constância, evite levá-la à boca, nariz e olhos e tenha sempre álcool em gel onde for. Por fim, use máscara”, finaliza Luna Azevedo.