Demorar muito para pegar no sono e passar o dia pensando ansiosamente na hora de dormir podem ser sinais de insônia. Além de hábitos como fazer exercícios e diminuir o tempo em frente às telas, a alimentação é uma aliada importante para garantir noites bem dormidas. De acordo com Vanessa Losano, nutricionista da Vitat, alguns alimentos podem atrapalhar esse processo e devem ser evitados. 

Quais alimentos evitar em caso de insônia? 

A última coisa que uma pessoa com dificuldades de dormir precisa é de bebidas ou comidas que geram no corpo a sensação de estado de alerta. Segundo Vanessa Losano, entram no topo desta lista as opções ricas em cafeínas, como o chocolate, o chá mate ou preto e o próprio cafezinho. 

Para algumas pessoas, qualquer quantidade destes alimentos pode impactar a qualidade do sono. Para outras, adaptar a dosagem e limitar o consumo até às 15h já seria suficiente para não atrapalhar o descanso. 

Outro ponto de atenção são suplementos que têm na sua composição estimulantes, muito conhecidos entre pessoas que treinam. Na avaliação da especialista, pode ser perigoso consumi-los sem indicação profissional. Pacientes com pressão alta, por exemplo, não deveriam tomá-los. 

“Uma dieta rica em produtos industrializados, com muito açúcar e gordura, também tende a atrasar o sono. Condimentos artificiais, frituras, refrigerantes e carnes gordurosas estão entre as opções indesejadas. À noite, comer comidas leves, que são digeridas com facilidade, auxiliam o corpo a desacelerar”, aconselha Vanessa Losano, da Vitat. 

O que fazer para recuperar o sono 

Ainda de acordo com a nutricionista da Vitat, são os alimentos que ajudam na produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o sono, que devem estar na lista de compras de quem sofre com insônia. Ovos, abacate, castanhas, banana e brócolis são alguns exemplos.  

Além de cuidar da alimentação, pegar sol e fazer treinos funcionais, dança, lutas ou  caminhada são hábitos muito recomendados para quem costuma ficar horas virando de um lado para o outro na cama buscando o sono. Seja do computador ou do celular, evitar as telas e deixar o quarto escuro também são dicas cruciais. 

É importante lembrar que nem sempre apenas os cuidados citados serão suficientes para retomar uma rotina tranquila de sono. Nestes casos, a combinação da mudança de hábitos com o acompanhamento de psicólogos e médicos é o que vai ser decisivo no tratamento da insônia.