*Por Matheus Gissoni, pesquisador musical na Gomus
O Grammy está chegando, e separamos os nossos indicados preferidos para você ficar antenado e dar um up na sua playlist de treino! Entre os destaques estão:
Álbum do Ano: Beyoncé – Lemonade (link aqui)
Nossa indicação favorita para álbum do ano vai para ninguém mais, ninguém menos do que Beyoncé. Todos sabemos que ela está sempre disposta a tocar em temas importantes, mas dessa vez ela foi além. Lemonade não é só um simples álbum, Beyoncé foi na contra-mão da cultura do single e lançou um álbum completo, não só musical, mas também visual. Para ser apreciado, o álbum deve ser ouvido e visto e conta com participações e samples de diversos artistas como Animal Collective, Kendrick Lamar, Jack White, Led Zeppelin, The Beat e outros.
Gravação do Ano: Rihanna – “Work”
A música de Rihanna e Drake repercutiu muito na mídia por conta de sua batida cativante. É quase impossível ficar parado ao som de “Work”. A música faz parte da trilha sonora de todo mundo que frequenta academia e não podia ficar de fora da nossa seleção.
Música do Ano: Mike Posner – “I Took a Pill in Ibiza”
Artista Revelação: The Chainsmokers
Melhor Álbum vocal pop: Ariana Grande – “Dangerous Woman”
Em seu terceiro álbum, Ariana larga mão da romântica sonhadora dos outros álbuns e se empodera como uma “mulher perigosa”. Os riffs de guitarra na música dão outra cara, tirando a artista de sua zona de conforto e ampliando seu leque musical. E é por isso que a escolhemos.
Melhor Performance dupla ou grupo: The Chainsmokers – “Closer” [ft. Halsey]
O duo se apresentou com a cantora Halsey no VMA, em 2016, como marco na divulgação da música “Closer”. A música foi uma das mais tocadas (se não a mais tocada) do ano passado nos EUA. Eles disseram que tiveram apenas uma semana para elaborar a apresentação, por serem convidados de última hora, e por isso fizeram algo mais “simples”, mas mesmo assim foi impressionante.
Melhor Performance R&B: Solange – “Cranes in the Sky”
Que o mundo é da família Knowles a gente já sabe, mas quem se destaca nessa categoria é Solange, que acaba com tudo e atinge uma maturidade musical incontestável.
Melhor Música R&B: Rihanna – “Kiss It Better”
A música é, sem dúvidas, um dos destaques do álbum “Anti”, uma poderosa balada pop, eletrônica e R&B, que apresenta um riff de guitarra elétrica e influências musicais que se misturam nos anos 80 e 90. Inicialmente, ela apresenta uma linha de guitarra ao lado de um ritmo rock e batidas eletrônicas.
Melhor Álbum de R&B: BJ The Chicago Kid – In My Mind
Nosso favorito indicado na categoria é BJ the Chicago Kid, orgulhando a histórica gravadora Motown que o lançou. “In My Mind” traz misturas do soul tradicional e R&B com experimentações pertinentes e questionamentos introspectivos. O disco é longo, mas vale a pena ouvir e se deixar levar pelo ritmo de BJ.
Melhor Filme sobre Música: Steve Aoki – I’ll Sleep When I’m Dead
O filme é um documentário sobre o período que antecedeu ao maior show da carreira de Aoki e reflete sobre a força por trás de sua paixão: sua relação com seu pai e com a música. Link pro Netflix aqui.
Melhor Disco de Dance Music/Música Eletrônica: Louie Vega Starring…XXVIII – Louie Vega
Uma das figuras mais importantes da Dance music atual, Louie Vega junta diversos amigos e artistas num álbum muito ambicioso, que não pode faltar pra agitar e te dar energia pro treino!
Melhor Gravação de Dance Music: “Never Be Like You” – Flume Featuring Kai
Essa parece ter sido uma das únicas músicas com vocal que o australiano Flume conseguiu acertar em seu novo álbum, e certamente a desconhecida Kai teve grande protagonismo!
A cerimônia do Grammy acontece em 12 de fevereiro e será apresentada por James Corden.
Confira nossa playlist com os destaques de fevereiro aqui.