Os videogames sempre foram associados a hábitos ruins, como sedentarismo, má alimentação e noites mal dormidas. Ou seja: um grande vilão do bem-estar e da busca por uma vida mais saudável, certo?
Não é o que aponta a tendência dos consoles. A febre do mercado são os famosos “captadores de movimento”, sensores que possibilitam que o usuário tenha seus movimentos mapeados pelo game.
Tudo começou em 2006, quando a Nintendo lançou o Wii. O game emitia uma luz infravermelha para ser captada pelo Wii-remote (controle ou joystick do modelo). Assim, jogos relativamente fáceis, como simuladores de esportes e de danças, agradaram aos “jogadores casuais”, como são chamadas as pessoas que não dedicam muito tempo diário a um jogo.
Desde 2006, porém, a modalidade tem evoluído bastante, tendo como resultado um dos maiores avanços da área: o Kinect, acessório da Microsoft que criou uma tecnologia capaz de permitir aos usuários interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle ou joystick.
Hoje, a maioria dos consoles já conta com a modalidade de captação de movimento, o que alavancou a produção dos jogos para essa plataforma.
Você encontra games para todos os tipos de gosto. Ou seja, nada de ficar parado! Se você estiver com dificuldade de se motivar ou de achar alguma atividade física que te tire do sofá, lembre-se que dessa opção mais dinâmica: um videogame.
Veja alguns exemplos de simuladores:
– Zumba Fitness World Party: nessa versão da aula de dança chamada zumba você encontra até músicas brasileiras, como “Mas que Nada”, de Sergio Mendes, e “Garota Nacional,” do Skank. O game comporta até 4 jogadores.
– UFC Trainer: engana-se quem acha que vai aprender a lutar com esse simulador… Não há modos de jogo, como carreira, versus etc. (ou seja, você não consegue ter um oponente no ringue nem ir aprimorando a técnica do seu personagem, por exemplo). Há apenas treinos e exercícios utilizados na rotina diária dos lutadores.
– Wii Sports Resort: esse é um simulador de diversos esportes. Nele você pode jogar frisbee, golfe, andar de bicicleta e até lutar com espadas.