As festas juninas são caracterizadas por muita comida típica e bebidas. Entretanto, os pratos específicos desse período possuem um alto teor calórico, podendo prejudicar a saúde de quem consome em excesso. Então, para te ajudar nesse período a não exagerar, confira o nosso conteúdo completo sobre o tema logo abaixo!
O que é preciso ficar atento durante as festas juninas?
De acordo com o especialista em medicina do sono, pela Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), Dr. Gleison Guimarães, é preciso ficar atento no horário em que os alimentos das festas juninas são ingeridos, pois isso pode gerar uma má digestão que, consequentemente, atrapalha o sono.
Ele esclarece que “quando ingerimos grande quantidade de alimentos, principalmente os mais calóricos, até três horas antes de dormir, temos mais chances de desenvolver a doença de refluxo gastroesofágico, além da famosa sensação de dispepsia, que vem acompanhada de acidez no estômago, má digestão e empanzinamento”. E isso tudo pode acontecer de maneira frequente com a piora dos sintomas gastrointestinais que fragmentam o sono.
Além disso, é muito importante saber escolher o que comer. A nutróloga, Karla Confessor, conta que você pode optar por comer “milho verde, churrasquinho no espeto (de carne ou frango), caldo verde, amendoim sem casca e em pouca quantidade e pipoca salgada”, sem prejudicar a sua saúde.
O que as comidas gordurosas das festas juninas podem fazer com a sua pele?
É normal depois de comer muitas guloseimas gordurosas, como pé de moleque, paçoca e canjica, aparecer espinhas no rosto. Segundo a dermatologista, Michele Monteiro, as comidas festivas podem influenciar negativamente a saúde da derme: “Pessoas com predisposição genética à oleosidade excessiva e à acne tendem a piorar esse quadro consumindo alimentos com leite e com alto índice glicêmico. Ingredientes como leite e açúcar vão influenciar negativamente, estimulando a oleosidade e a formação de comedões, que é a lesão inicial da acne, ou seja, o cravo”, informa.
Outro ponto importante para ficar atento é que o açúcar e alguns alimentos muito processados acabam acelerando a degradação do colágeno e, consequentemente, o envelhecimento. “Isso acontece devido ao processo chamado de glicação, onde uma molécula de açúcar vai se juntar a uma molécula de proteína e inativa-la. Quando isso ocorre, essa proteína acaba sendo danosa ao organismo, como se fosse um radical livre”, explica a dermatologista.
Dicas de como retornar a rotina mais saudável
A nutróloga, Karla Confessor, dá dicas de como voltar a rotina mais saudável depois das festas juninas: “Retome de onde parou. É importante voltar a praticar atividade física, mesmo com preguiça, vá. Também volte para a alimentação balanceada, ter foco é fundamental. Nosso corpo nunca vai rejeitar essas atitudes, ele pode ter preguiça, mas a força de vontade tem que ser maior”, comenta.
Além disso, ela informa que “beber água é sempre bom, não somente nesse período, mas sempre. O ideal seria uma ingestão de água, em média, 30/40ml por cada quilo de peso”, finaliza a especialista.