Você tem dificuldades para dormir? Dorme menos que oito horas por noite? A Sleep School, em Londres, na Inglaterra, resolveu fazer um estudo para mostrar por que uma noite bem dormida é importante não só para a saúde, mas também para a aparência. As informações são do jornal “Daily Mail”.
Sarah Chalmers, de 46 anos, foi a cobaia da experiência. Antes de começar, sua pele foi submetida a um scanner facial. O objetivo era analisar a vermelhidão, a textura e o tamanho dos poros. “Eu tinha uma pele boa para uma mulher caucasiana da minha idade, e menos sardas do que a média das pessoas”, comenta.
Na primeira noite, ela deveria dormir quatro horas, das 2h às 6h. Nos três dias seguintes, foram oito horas de sono. E, nas outras cinco, ela reduziu para seis horas. Durante o experimento, era proibido tirar sonequinhas durante o dia.
Os resultados do experimento não demoraram para aparecer: “Depois de dois dias, eu estava cansada, desmemoriada, mal-humorada e chorosa. Também ficava constantemente com fome, comendo lanches doces para me animar”, relatou.
Guy Meadows, fundador da Sleep School, explica: “Uma das consequências a longo prazo de restringir o tempo de sono é o aumento da fome”. Nosso sono ativa dois hormônios: um que regula a sensação de saciedade e outro ligado ao apetite.
O mais chocante para Sarah, no entanto, foram os resultados do scanner facial: os poros tinham dobrado de tamanho, e as áreas vermelhas aumentaram 50%.
“Parecia muito mais velha que 46 anos. Fiquei com olheiras, e a minha pele ficou desbotada, com poros maiores, que eu consigo ver à distância. Além disso, alguns pontinhos começaram a aparecer no meu queixo. Durante dias, fiquei esquecida, desajeitada e facilmente chateada. E tudo isso porque eu passei a semana dormindo apenas seis horas por noite – assim como milhares de outras mulheres”, comentou.
A dermatologista Anita Sturnham explica que a pele fica opaca e sem vida se a qualidade do sono for ruim. Olheiras e rugas também costumam aparecer. O motivo seria os altos níveis de cortisol presentes no organismo, que quebra as proteínas responsáveis por manter a pele bonita e elástica. É também por isso que os poros aumentam e áreas vermelhas puderam ser percebidas.
“(Dormir pouco) é o equivalente a continuar dirigindo sobre buracos, dia após dia”, explicou Irshaad Ebrahim, do London Sleep Centre. “Seu carro fica cada vez mais estragado. Assim como seu corpo, que fica mais danificado à medida que você se priva do sono.”
Dormir pouco também tem um impacto muito importante no sistema imunológico, fazendo com que a pessoa se torne vulnerável a infecções.
Com as fotos, fica mais fácil de perceber a diferença entre ter ou não uma noite bem dormida. É por isso que, dar mais valor ao sono é tão importante para a saúde.