Quem nunca ouviu falar que comer muito a noite engorda? Estudos sugerem que os horários das refeições podem influenciar muito no peso e na saúde.

No nosso cérebro, existe um relógio biológico que se localiza no hipotálamo. Ele administra as funções que devem ser realizadas durante o dia e durante a noite (ligado ao ciclo claro/escuro) através da liberação de uma série de substâncias, hormônios e fatores de transcrição. É o ciclo circadiano e ele está relacionado a muitas funções no nosso organismo, desde a atenção, temperatura corporal, sono/vigília, até a regulação do apetite, depósito/queima de gordura, além de resistência insulínica e alterações de perfil lipídico.

Agora que vocês já sabem que nossas funções são reguladas por um relógio biológico, qual horário você imagina que o nosso organismo consiga utilizar melhor os nutrientes e calorias de uma refeição?  Durante as primeiras horas do dia, certo? Pois é exatamente isso que alguns estudos mostram. Durante as primeiras horas da manhã, há um aumento da termogênese induzida pela alimentação. E comer muito no final da tarde ou à noite pode predispor a um acúmulo maior de gordura, inclusive em locais “errados”, como fígado e pâncreas, o que gera alterações metabólicas como resistência insulínica e esteatose hepática. 

Uma das pesquisas mais ilustrativas comparou dois grupos que consumiram exatamente o mesmo número de calorias durante alguns dias. Em um dos grupos, as pessoas faziam uma espécie de jejum intermitente e realizavam a sua última refeição até as 15h (não comiam nada a noite) e, no outro, os participantes consumiam o mesmo número de calorias, mas faziam normalmente a refeição da noite. O resultado desse estudo foi que, apesar de consumirem o mesmo número de calorias, o grupo que comeu menos a noite apresentou melhora dos parâmetros metabólicos. Outros estudos experimentais mostraram que comer a noite pode aumentar o risco de ganho de peso e que comedores noturnos possuem uma preferência maior por alimentos mais calóricos e mais gordurosos.  As investigações são iniciais, mas não há dúvidas que esse ciclo é muito importante para a nossa saúde. Que tal começar a tentar tomar um café mais reforçado e reduzir o que come a noite?