*Por Veronica Anton, instrutora de Yoga Bodytech Market Place (São Paulo)

Ansiedade, dificuldade para dormir e muitas vezes para acordar, sensação de nem ter dormido… Essas são algumas queixas de moradores das cidades grandes.

A rotina anda cada vez mais cheia de atividades, o que resulta em uma dificuldade maior para se concentrar e terminar alguma tarefa, seja ela qual for, aumentando o estresse e a ansiedade. Esses problemas associados contribuem para uma dificuldade em dormir ou relaxar adequadamente.

Uma técnica que faz parte das praticas de Yoga pode ajudar muito: o relaxamento.

Veja 5 benefícios que ele traz:
1) Reduz a pressão arterial
2) Diminui o ritmo cardiorrespiratório
3) Reduz a tensão muscular e as dores crônicas
4) Regula a atividade hormonal
5) Melhora a concentração, o humor e a confiança para lidar com atividades diárias.

O exercício de relaxamento pode ser feito a qualquer hora do dia. Encontre um lugar tranquilo e separe 10 minutinhos.

Veja abaixo uma rotina para ser feita antes de dormir a fim e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono: 
Deite-se confortavelmente, fazendo os ajustes necessários com seu corpo, costas, pernas e pescoço para mantê-lo estável.
– Faça algumas respirações mais profundas e percorra mentalmente todo o seu corpo, partindo dos pés, pernas, coxas, abdômen, ombros, pescoço, cabeça.
– Leve sua atenção para a coluna vertebral e procure relaxar completamente.
– Mesmo que sua atenção desvie do ponto, retorne.
– Observe seu ritmo respiratório, fazendo respirações profundas e lentas.
– Observe os possíveis pontos de tensão e relaxe.
– Procure observar e sentir seu corpo completamente relaxado.