Após pesquisas realizadas na Universidade de Colorado, especialistas afirmam que atividade física é a melhor saída para manter o peso eliminado depois de emagrecer
Recente estudo do Centro Anschutz de Saúde e Bem-Estar da Universidade do Colorado aponta que praticar exercícios físicos frequentemente é mais eficaz do que fazer dietas para manter o peso mais baixo.
A pesquisa aborda a difícil situação de quem luta para ter equilíbrio na balança por um longo período. No estudo, foram analisadas pessoas que conseguiram manter o peso após perder cerca de 15 quilos em um ano. Esses indivíduos foram colocados em comparação com dois outros grupos: pessoas que já tinham o Índice de Massa Corporal (IMC) semelhante ao atual dos que perderam peso e que mantiveram os índices, e obesas, com IMC semelhante ao anterior à perda de peso. As que foram submetidas a essa redução tinham, antes, cerca de 95 quilos e atingiram, após o emagrecimento, cerca de 70 quilos.
De acordo com publicação da pesquisa pelo jornal O Globo, o grupo dos que conseguem manter a perda de peso se envolve em altos níveis de atividade física para evitar a reposição dos números da balança, em vez de restringir cronicamente sua ingestão de energia. Esse tipo de evidência indica que a ciência está um passo à frente para esclarecer a relação entre exercício e manutenção da perda de peso.
As descobertas sugerem que esse grupo dos que emagreceram e continuam mantendo sem os quilos a mais está consumindo um número similar de calorias por dia, como os indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas parecem evitar o ganho de peso compensando isso com altos níveis de atividade física.
Entretanto, isso não elimina o fato de que a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável seja imprescindível no cuidado com o corpo. Correr ou ir à academia todos os dias e cuidar da ingestão de proteínas, gorduras e carboidratos corretamente traz resultados positivos à saúde para toda a vida.