*Por Luana Rocha, coordenadora de nutrição da Bodytech Company
Não conseguiu manter a linha no feriado? Escolheu viver o “feriado gastronômico”? Muito álcool? Enfiou o pé na jaca? Agora não adianta chorar… Vamos começar com um detox para eliminar o excesso de toxina acumulada nesses dias e focar no objetivo daqui pra frente.
Beba muita água
Essa é a primeira (e talvez mais importante) dica para voltar à rotina! Assim conseguimos melhorar nossa circulação e tornar a eliminação de toxinas pela urina. Além disso, a água é essencial para o bom funcionamento do intestino e ainda participa da maioria das reações bioquímicas que acontecem no nosso corpo.
Coma vegetais verde-escuros crucíferos (couve, brócolis, couve-flor, agrião, espinafre, rúcula, etc.)
Estes vegetais são ricos em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais como cálcio e ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Frutas vermelhas
Tente incluir frutas vermelhas no seu dia. Morango, jabuticaba, amora, framboesa, blueberry, gojiberry… Todas elas têm efeito antioxidante que auxilia na neutralização de radicais livres e eliminação de toxinas!
Gorduras saudáveis
Não tenha medo. Azeite, oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes, avelã, pistache, baru), abacate, coco e sementes (chia, linhaça, girassol, etc.) são alimentos fontes de gordura que fazem muito bem ao organismo e são essenciais para o bom funcionamento dele. Cuidado com os excessos, mas não deixe de consumir.
Proteínas vegetais
A substituição da proteína animal pela vegetal nos primeiros dias pode auxiliar bastante no processo. A quinoa, por exemplo, é um grão que possui em sua composição todos os aminoácidos essenciais. Isso a torna uma proteína completa! O tofu, cogumelos e os brotos também são excelentes opções, que vão te deixar mais perto da quantidade de proteína que você precisa no seu dia.
O que você precisa evitar?
Gorduras trans, frituras, alimentos processados, como farinha branca, rico em açúcares, sal (comum e em excesso), glutamato monossódico, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos com corantes, conservantes como nitrato, nitrito, potássio e sódio, e alimentos com edulcorantes artificiais sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame k, xarope de milho rico em frutose, glúten, leite e derivados.