Está procurando um programinha que una cultura e gastronomia? Então não perca a participação da Junta Local na Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), que acontece sábado (16) e domingo (17), em Santa Teresa, e reunirá barraquinhas com lanches como sorvetes, crepe e hambúrgueres funcionais (como os de aveia), além de produtos como molhos, granola etc.

Fundada em agosto de 2014 por Thiago Gomide Nasser, Henrique Moraes e Bruno Negrão, a Junta Local se propõe a “aproximar pequenos produtores e consumidores, sem intermediários, aumentar o conhecimento sobre a origem dos alimentos e criar uma comunidade em torno da comida”, explica Thiago.

Os três organizadores fazem uma curadoria de produtores e organizam feiras pontuais em diferentes locais da cidade. Mas para quem não consegue aparecer, ainda há o site, cuja ideia é “reunir informação sobre os produtores e também criar um canal alternativo de consumo que é a Sacola Virtual”. Por meio dela, os produtores da comunidade podem oferecer seus produtos, e as entregas são feitas em dia de feira ou de forma independente num ponto e data pré-determinados.

“Por enquanto, a Comuna [bar em Botafogo] é o único ponto de entrega, que acontece com periodicidade mais ou menos quinzenal. Mas queremos aumentar a frequência e o número de pontos de entrega”, acrescenta.

Ele conta ainda que, para ser produtor da Junta Local, é importante ter qualidade e criatividade. “O principal é ser transparente e ter um grande cuidado com a comida. Não é preciso necessariamente ter uma certificação de orgânico. Naturalmente, sendo pequeno e local, haverá um cuidado maior com técnicas de cultivo e preparo e com o uso de ingredientes. O principal é poder estar presente na feira e estabelecer um laço de confiança e amizade com a comunidade”.

Então, se você tem fome de leitura não pode perder a Flist!

Flist: sábado (16) e domingo (17), das 10h às 18h, no Parque das Ruínas (rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa).