A Maratona do Rio está chegando, e a incidência de fraturas por estresse aumenta no consultório. Elas acontecem quando há um desequilíbrio entre as microfraturas causadas pelo esporte e o reparo ósseo que normalmente ocorre, com consequente lesão! O principal sintoma é a dor que piora com o exercício e a palpação local, sendo mais comuns na tíbia, ossos do pé ou no colo do fêmur.

Nos três meses de treinamento para os 42km é comum corrermos em torno de 800km, então previna-se para não ter uma dor de cabeça nas vésperas da prova:
– Procure um nutricionista! Se a sua ingestão de carboidratos e nutrientes for baixa não haverá energia suficiente para o reparo das microlesões
Siga a planilha e confie no seu treinador! É comum as pessoas acharem que, em algumas semanas, a planilha está curta e resolvem aumentar o treino por conta própria! Isso faz parte de um planejamento maior, não cometa esse erro.
Fuja dos terrenos duros, como calçadão e asfalto, optando por terra batida e grama sempre que possível.
– Evite o uso de calçados de solado rígido no dia a dia, principalmente quem permanece longos períodos de pé. Meninas, coloquem uma calcanheira de silicone em suas sapatilhas e evitem as rasteirinhas nesse período!
Respeite os dias e momentos de descanso para que o corpo consiga reparar as microlesões. Evite andar muito ou permanecer longos períodos de pé após um treino intenso.
– Mulheres estão sob risco maior  em função de questões hormonais, alimentares e ossos mais finos, devendo redobrar a atenção!

Na presença de dor, não espere muito! Procure o ortopedista o quanto antes para que o diagnóstico correto possa ser feito e não comprometa sua prova! Bons treinos e boas corridas.

*Sérgio Maurício é ortopedista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Corredor de Maratona e meia-maratona, é também praticante de triatlhon olímpico e fará seu primeiro meio-ironman no Rio de Janeiro, em novembro. Pratica natação, musculação e Indoor Cycle na Bodytech.