O Brasil encara uma epidemia de transtorno de ansiedade.  Somos o país do mundo com o maior número de pessoas ansiosas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. São 18,6 milhões de brasileiros, mais de 9% da população, que lidam com os problemas de ansiedade todos os dias. Não é a toda que a busca por alternativas que ajudem a prevenir ou complementar o tratamento aumentam a cada ano. Uma delas são as aulas de yoga, que têm várias  linhas como a Hatha Yoga, Vinyasa Yoga e Superioga e ajudam a desacelerar e equilibrar as emoções.

De acordo com Henriette Honorato, instrutora de yoga da Bodytech, os benefícios da prática são vários e influenciam desde a respiração até o nível de tranqüilidade. “As aulas de yoga trabalham a consciência respiratória, a postura, diminuem dores e tensões, além das ásanas, nome dado às posturas, melhorarem a flexibilidade, o equilíbrio, a força e a mobilidade”, explica a professora. Já para saúde mental, Henriette diz que ao longo do tempo, quem faz yoga percebe melhora na capacidade de se concentrar, desenvolve o autoconhecimento e diminui o estresse e a ansiedade.

Mas se engana quem acha que todas as aulas de yoga são iguais e treinos leves.  Henriette garante que existem aulas de yoga para todos os estilos e algumas são mais intensas e exigem muita disposição.

As diferenças entre Hatha Yoga, Vinyasa Yoga e Superioga

Ainda segundo Henriette, a Hatha Yoga em geral é a prática mais procurada pelos iniciantes, pois tem um ritmo mais tranquilo e pode ser adaptada para qualquer público. Já na Vinyasa Yoga, as sequências de ásanas são fluídas e coordenadas com a respiração, o que torna a prática um pouco mais vigorosa.  A Superioga é um método de fortalecimento físico e mental com séries próprias intensas e repetições dinâmicas.