Na correria do dia a dia, garantir aquelas marmitinhas para a semana é uma ótima estratégia para ter uma alimentação mais saudável e ainda economizar. Embora pareça monótono para muita gente, este tipo de rotina é uma forma de manter a dieta e a rotina mais prática e rápida. Porém, nem sempre há uma grande variedade de alimentos e as mesmas refeições são consumidas diariamente. Agora, será que além de deixar a rotina mais prática, existe algum risco para a saúde em fazer todos os pratos exatamente iguais todos os dias? A nutricionista Nathalia Schnaak Prado, formada pela UFF e pós-graduada em Nutrição Esportiva, conversou com o Blog da BT e nos ajudou a responder a essa pergunta e entender mais sobre o assunto.
Comer alimentos variados é importante
Segundo a nutricionista Nathalia Prado, existem várias reações em nosso organismo que necessitam dos micronutrientes presentes nos mais variados alimentos, por isso, não é muito saudável repetir as mesmas refeições todos os dias. Uma outra desvantagem também é o risco de má nutrição devido a uma dieta deficiente de algum tipo de nutriente. Por exemplo, ao escolher comer frango ou carne vermelha todos os dias, é possível que haja falta de ômega-3 e demais ácidos graxos, pois eles estão presentes principalmente em peixes gordurosos, como o salmão. Sendo assim, a variedade das refeições é necessária como forma de garantir a ingestão de vários nutrientes dos mais variados tipos.
Mas então o que fazer? Ao invés de repetir os mesmos alimentos, uma saída é repetir os grupos de alimentos. Por exemplo, quem come batata doce, que é rica em vitamina A, pode trocá-la por outro alimento do mesmo grupo de tubérculos, como a mandioquinha, rica em fibras e ótima aliada da digestão, ou o inhame, que apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B. Se o arroz com feijão também faz parte do cardápio, você também pode trocá-lo por outras combinações de grãos e leguminosas, como ervilha com milho, soja com trigo, quinoa com lentilha, que trarão diferentes nutrientes para o prato. O objetivo é deixar o prato colorido e diversificado.
Dicas para manter uma rotina de alimentação ideal
“Para manter uma rotina de alimentação saudável é necessário ter planejamento”, esclarece a nutricionista. Realizar um cardápio planejado de acordo com suas necessidades, organizar os alimentos para fazer as refeições, ter horário certo para comer, e beber muita água ao longo do dia são alguns fatores que fazem a diferença. O ideal é sempre unir praticidade e diversidade para que a alimentação fique balanceada, funcionando de maneira eficaz, pois sem uma boa nutrição o corpo fica mais propenso a doenças, infecções, fadiga e desânimo. Invista em diferentes frutas a cada refeição, varie os carboidratos e alterne sempre a proteína ( carne, frango, peixe, tofu, grão de bico, entre outros).
“O que não pode faltar nas chamadas grandes refeições, almoço e jantar, são os carboidratos, proteínas de alto valor biológico, gordura boa e hortaliças variadas”, explica Nathalia.