Dor nas costas no trabalho? Saiba como aliviar a tensão

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Dor nas costas no trabalho? Saiba como aliviar a tensão

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Na correria do dia a dia, é comum sentar, levantar ou virar de um lado para o outro sem prestar atenção nesses movimentos tão normais. Mas é preciso ter um pouco mais de cuidado. Muitos problemas de coluna são causados por postura inadequada ou estão relacionadas ao sedentarismo, que afetam a maior parte da população. 

Com a ajuda do educador físico da Bodytech, Savio Barreto, e da fisioterapeuta da Clínica Leger, Shaunna Barbato, vamos te dar umas dicas para melhorar os incômodos provocados pela rotina de trabalho. 

Quem trabalha sentado horas a fio em frente ao computador,  usa o celular mantendo o pescoço caído por muito tempo e ainda carrega mochilas ou bolsas pesadas, apenas de um lado do ombro por exemplo, costuma sentir fortes dores nas costas. O primeiro passo, normalmente, é tomar algum analgésico para aliviar essa tensão ou até tentar se alongar. Mas será que isso é o correto a se fazer? 

Ficar na mesma posição por muito tempo não faz nada bem

Para início de conversa, é preciso se atentar a como está a postura ou se você está dando algum intervalo para relaxar a sua musculatura. Patologias como lombalgia, escoliose, cervicalgia e hiperlordose também estão associadas à má posição da coluna. O público jovem é o mais afetado por esses transtornos devido ao uso excessivo de computadores, tablets, videogames e celulares mantendo o corpo “torto”. 

Shaunna leva em consideração o fato das novas gerações apresentarem problemas de coluna por terem trocado os esportes e as brincadeiras de criança pelos jogos eletrônicos.

“Brincadeiras de criança como pega-pega, pique bandeira e queimado foram substituídas pelos joguinhos digitais que deixam a pessoa parada em uma única posição, ficando com sua musculatura ainda mais enfraquecida e propensa a desenvolver problemas na coluna”, afirma.

A fisioterapeuta explica que mulheres, de acordo com estudos, são mais propensas a sentir incômodos nas costas devido às duplas ou triplas jornadas de trabalho, casa, vida pessoal e criação dos filhos sem a divisão necessária de tarefas com seus companheiros. Os homens, em contrapartida, estão mais suscetíveis a esforços físicos intensos e também pecam com a falta de prudência com a saúde dos músculos e ossos.

“Esses estudos também mostram que, na maioria das vezes, as mulheres procuram mais ajuda médica do que os homens, que só buscam auxílio com o agravamento do quadro clínico ou até em casos mais graves. Por isso, é difícil afirmar que exista diferença entre homens e mulheres em relação a quem seria mais acometido por dores na coluna”, completa.

Qual o papel dos exercícios físicos nesses casos?

Praticar atividades físicas é muito importante para a prevenção de dores e doenças na região da coluna vertebral. Segundo pesquisas científicas, atualmente, 58,4% das mulheres e 52,5% dos homens estão em situação de sobrepeso ou obesidade, o que agrava bastante os casos de patologias nas costas. Os exercícios podem ser grandes aliados, como podem causar graves danos à saúde caso sejam realizados de maneira inadequada sem a orientação de um profissional.

Certas dores aparecem em decorrência do não fortalecimento suficiente da musculatura para suportar as atividades rotineiras. Desse modo, o corpo começa a compensar de outras maneiras para que consiga exercer todas as ações diárias. Com o tempo, a musculatura começa a perder elasticidade e a capacidade de retornar a sua forma original, podendo ocorrer pequenas lesões futuras, como hérnia de disco.

Alongamentos e fortalecimento muscular são exemplos de atividades que auxiliam na prevenção de patologias na coluna. Por isso, o professor de educação física da BT, Savio Barreto, preparou cinco exercícios de ginástica laboral para te ajudar a descomprimir o corpo da tensão do trabalho. 

Mas, antes de colocar os exemplos na prática, procure sempre um profissional capacitado e de sua confiança para ter o melhor treinamento de acordo com a sua necessidade!

Descompressão axial:

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Flexão de braços na parede:

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Sentar e levantar:

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Rotação toráxica:

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Mobilidade de quadril:

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Por |2019-09-18T11:19:29-03:0018/09/2019|