*Por Rafael Duarte, equipe Miramundos

Semanas depois de conquistar o terceiro lugar no Desafio da Pedra Branca, o Miramundo Jaime Vilaseca digere sua participação na prova de 80 quilômetros que incluiu corrida de montanha, mountain bike e SUP nas trilhas e águas do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), na maior floresta da cidade do Rio de Janeiro e em trechos da Trilha Transcarioca.

Depois de alguns meses de preparação física e mental para voltar às provas de aventura, que já fizeram parte da vida de Jaime durante seis anos, a equipe batizada com o nome da Miramundos garantiu um lugar no pódio na competição, que foi uma etapa do Campeonato Estadual 2017 de corridas de aventura do Rio de Janeiro. Além do Jaime, integraram a equipe os atletas Fábio Dias, Naru e Soledad.

 

A prova contou com cerca de 100 atletas em cenários incríveis que passaram pela Ilha de Guaratiba, Vargem Grande, Serra da Grota Funda, Piabas e Grumari. De acordo com a organização do evento, o trecho de MTB e navegação foram exigentes, já que os atletas precisaram de muita habilidade para vencer as várias etapas da rota, sempre sendo recompensados pelas belas vistas da região, além do trekking pela reserva de Grumari e seus hortos florestais, que ofereceu aos atletas a oportunidade de percorrer este paraíso pouco conhecido dos cariocas.

Para o Jaime, que treinou para a competição na BT Gávea e está sempre em busca de um novo desafio, o evento foi uma boa maneira de se motivar para os treinos e matar as saudades das corridas e dos amigos. “Foi bem interessante conhecer uma parte do Rio que desconhecia, não sabia o quão bonito era o PEPB. Aqui tem muitas trilhas incríveis para quem gosta de treking e bike”, destacou.

Sobre seu treinamento, ele revelou a importância de exercícios funcionais e do fortalecimento dos grupamentos mais exigidos nos três esportes. “Foquei na musculação para estar forte para todas atividades da competição: bike, corrida e SUP. Foi muito dura a prova, mas fiquei satisfeito com meu desempenho pessoal e orgulhoso da equipe toda”, comentou.

Sobre o resultado em si, ele foi muito positivo por toda a experiência de vida que foi, apesar de terem deixado escapar a segunda posição. “Fechamos em terceiro em uma disputa muito apertada. Um erro na navegação nos custou o segundo lugar, mas prova de aventura é assim até cruzar a linha de chegada. Tudo pode acontecer. Se eu terminei inteiro? (risos) Impossível! Nessas corridas ninguém termina bem, nem mesmo nossas bikes. Mas tenho consciência do quanto os treinos me ajudaram a conquistar este resultado”, concluiu.

Rafael Duarte faz parte do projeto de expedições Miramundos.