Dieta ou exercícios? Provavelmente você já se perguntou qual estratégia seguir. Se você está em dúvida se o melhor é encarar a musculação ou fazer aeróbico, ou então, melhorar a alimentação, incluindo mais proteínas, frutas e verduras, leia esse texto com bastante atenção até o final. 

Antes de começarmos a responder todas essas questões sobre o assunto, a nutricionista Nathalia Schnaak Prado, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), frisa que é necessário entender que emagrecer e perder peso não são a mesma coisa. Isso porque algumas vezes o peso na balança muda por perda de água ou até mesmo de músculo, e não necessariamente significa perda de gordura. 

Afinal, o que emagrece mais?

Em qualquer processo de emagrecimento, a alimentação balanceada e a prática de atividade física precisam ser complementares, ou seja, é necessário realizar os dois em conjunto. De acordo com Nathalia, manter uma boa alimentação é muito vantajoso para o emagrecimento. “É necessário comer menos e gastar mais energia. Isso porque o que promove a perda de peso é o chamado déficit calórico”, pontua a nutricionista. E com a prática do exercício físico, há um aumento do gasto calórico e, consequentemente, a perda de gordura. 

Ainda segundo Prado, o ganho de massa muscular é essencial para o emagrecimento, pois quanto mais massa magra, maior a taxa metabólica basal, que está relacionada a maiores quantidades de calorias gastas pelo corpo para se manter vivo em repouso. 

Por que realizar os dois em conjunto?

Há bons motivos para você apostar na combinação dos dois – dieta e exercício! Segundo a profissional de saúde, o combo aumenta o gasto calórico, fazendo o corpo consumir os estoques de gordura como fonte de energia. E o melhor: também aumenta a qualidade de vida. Não existe uma fórmula única para emagrecer, porém é essencial evitar alimentos industrializados, consumir produtos naturais, dentro das quantidades adequadas para as necessidades diárias de cada um, e buscar exercícios físicos, mantendo uma rotina saudável e com constância.

Por isso, se você ainda tem alguma dúvida sobre dieta ou exercício, agora já sabe que a melhor opção é combinar os dois! Afinal, a preocupação vai muito além da estética e a saúde vem em primeiro lugar. Lembrando que para que esse processo seja realizado com todo cuidado, procure sempre ajuda de profissionais especializados. Eles te orientarão, levando em conta diversos fatores, como o que você gosta de comer, qual atividade mais combina com o seu estilo e por aí vai. 

Leia mais sobre como se alimentar de maneira correta.