Dieta muito rica em proteína prejudica a saúde do fígado?

//Dieta muito rica em proteína prejudica a saúde do fígado?

Dieta muito rica em proteína prejudica a saúde do fígado?

*Por Priscilla Antunes, nutricionista convidada pela Optimum Nutrition

Apesar de uma infinidade de estudos demonstrarem segurança, ainda existe uma grande preocupação em torno das implicações de consumir quantidades aumentadas de proteína, particularmente na saúde renal e hepática. A maioria dessas preocupações provêm de pacientes com insuficiência renal, pois a evidência leva ao contrário.

Certamente, é claro que as pessoas com insuficiência renal se beneficiam de dietas com restrição de proteínas, mas estender essa afirmação para pessoas saudáveis que não são clinicamente comprometidas é inapropriado.

Trabalhos publicados sobre este tópico relatam consistentemente que um aumento da ingestão de proteínas por atletas competitivos e pessoas ativas não fornece indícios de danos hepato-renais. Isto é suportado por um artigo recente que referenciou relatórios da Organização Mundial da Saúde, em que indicaram uma falta de evidência que liga uma dieta rica em proteínas à doença renal. Recentemente, estudos publicaram uma série de investigações originais que prescreveram quantidades extremamente elevadas de proteína e relataram consistentemente nenhum efeito nocivo.

Para montar um plano alimentar ideal para você, busque sempre um nutricionista.

Por |2018-11-07T20:24:59+00:0019/09/2018|

Sobre o Autor: