Dicas pra ‘jacar’ no fim de ano com consciência

//Dicas pra ‘jacar’ no fim de ano com consciência

Dicas pra ‘jacar’ no fim de ano com consciência

Não tem como fugir. Final de ano é mesmo a época das confraternizações! Teve happy hour, festa da firma, amigo oculto, ceia de natal… Foram muitas as oportunidades de dar uma deslizada na alimentação saudável e cometer exageros. E olha que ainda vem o reveillon por aí! Mas tudo bem se permitir, viu? Os momentos de descontração são essenciais em uma vida equilibrada. O mais importante é ter a consciência de que o seu corpo merece uma atenção especial após as festas.

A nutricionista Carla Maione explica que o inchaço é o acúmulo de líquido nas extremidades, que faz com que alguns órgãos fiquem sobrecarregados, como os rins e até o coração. Para dar uma desinchada, o ideal é fazer uma caminhada e ingerir um bom suco detox logo pela manhã.

Receita de suco detox

Ingredientes

  • 2 folhas de couve
  • 1 colher de folhas de hortelã
  • 1 maçã, 1 cenoura ou 1 beterraba
  • 1/2 pepino
  • 1 colher de café de gengibre ralado
  • 1 copo de água

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir.

Ingerir certos alimentos também podem ajudar o corpo a se recuperar mais rápido. Carla recomenda apostar nos alimentos ricos em potássio, pois ajudam a desinchar e regular o sódio no organismo. Entre eles temos: banana, batata, tomate e manga. Alimentos diuréticos naturais como melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão ajudam a ativar os rins, eliminando líquidos do organismo e aumentando, dessa maneira, a diurese. Não deixe também de colocar em sua alimentação as fibras. Elas são essenciais para um bom funcionamento intestinal. Algumas opções são: aveia, granola, ameixa seca e uva, que ajudam a prevenir também a prisão de ventre. O alho também é excelente para esses dias porque possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços, além de diminuir a pressão arterial.

E durante o Reveillon? Será que a famosa dica de beber água intercalando entre as bebidas alcoólicas ajuda? A nutricionista explica que sim, a água ajuda a diminuir a ressaca, pois ela hidrata e ajuda no processamento e liberação do álcool pelo fígado. Com isso, diminui os efeitos da intoxicação no organismo.

Mas fique ligado, existe uma quantidade que você tem que ingerir para fazer efeito: para cada 350ml (equivalente a uma lata de cerveja) é preciso beber ao menos 100ml de água pura. Ou seja, se beber quatro latas, tome 400 ml de água, hidrate-se a todo o momento! Ah, água com gás não vale, hein? É que ela não purifica como as moléculas de água normais.

Não existe nada melhor do que aproveitar bastante a virada, e tudo bem consumir opções mais “pesadas” nessa noite, mas se ainda assim a sua opção for se manter um pouco mais na linha, aqui vai uma dica: evite a carne de porco, que é extremamente inflamatória e de difícil ingestão. Prefira saladas mais secas, sem molhos com mais folhas variadas e legumes fatiados. Cuidado, a salada de salpicão possui maionese, que tem muita gordura.

No dia seguinte, pode parecer difícil levantar da cama, mas saiba que fazer uma atividade física ajuda muito! Mesmo uma caminhada mais leve é capaz de auxiliar na desintoxicação do organismo e a fluir melhor o metabolismo. É hora de suar! Através dele, vão embora também as toxinas. Se realmente for um grande esforço se movimentar,chama um amigo ou um familiar! Fica mais fácil praticar alguma atividade junto de quem se ama e é claro, escolha uma atividade que você goste.

Por último, a dica é: invista em uma boa noite de sono! Uma noite bem dormida é capaz de transformar o dia seguinte e nos faz acordar bem mais dispostos. Isso porque quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento. Desse modo, o corpo entende que é necessário economizar energia, o que prejudica as funções físicas e mentais. Um organismo descansado também promove melhor equilíbrio dos hormônios. Durante o sono, a leptina, hormônio da saciedade, é secretado, impedindo que haja excesso no consumo de alimentos. O mesmo acontece com a insulina, hormônio que age no controle de açúcar no sangue. 

Agora é curtir a virada e, sempre que possível, com equilíbrio 🙂

Por |2019-12-26T15:04:24-03:0026/12/2019|