*Por Alessandra Luglio – Nutricionista Bodytech Iguatemi São Paulo
Chegou o verão, temporada de sol, praia, piscina e calor, proporcionando merecido relaxamento depois de um ano agitado. É incrível como a correria do dia a dia influencia tantas partes da nossa vida, principalmente na qualidade da alimentação. Quase ninguém mais tem tempo para preparar uma refeição fresca e equilibrada, e as opções práticas e rápidas nem sempre são as mais saudáveis. Isso, somado ao estresse do dia a dia, faz com que nosso corpo acumule toxinas, que geram excesso de gordura, fadiga, dores de cabeça, indisposição e vários outros sintomas indesejáveis.
As altas temperaturas e o ritmo mais leve do verão são ideais para dar uma turbinada na alimentação, dando preferências às opções mais leves, equilibradas e naturais. Assim, é possível desfrutar de mais disposição, enxugar medidas, potencializar a proteção solar e se sentir cada vez melhor.
Algumas dicas já são bem conhecidas pela maioria das pessoas, como manter-se hidratado, comer de 3 em 3 horas, evitar frituras, açúcar, industrializados e fast-food. Porém, existem alguns outros segredinhos que vão trazer muitos benefícios para você nesse verão:
• Frutas vermelhas – morangos, blueberry, açaí, uva roxa, cranberry, goji berry, ameixa: ricas em antioxidantes e fito-nutrientes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular. Abuse das combinações para criar sucos super refrescantes.
• Frutas e legumes amarelos – cenoura, pimentão, abóbora, acerola, manga: alimentos com essa coloração, são fontes de betacaroteno, que atua como refletor dos raios UVA e UVB. Além disso, a oxidação do betacaroteno proporciona um bronzeado mais intenso e duradouro. A rúcula, apesar de verde escura, também é uma grande fonte desse nutriente.
• Aveia: contém betaglucana, que ajuda no funcionamento do intestino e na eliminação de toxinas. O consumo regular proporciona uma redução do inchaço e maior sensação de saciedade.
• Gengibre: é um termogênico natural que, além de refrescar, ajuda a acelerar o metabolismo. Uma boa dica é misturar alguns pedacinhos com água, no squeeze, e beber durante o treino.
• Peixes: além de leves, são ricos em Ômega-3, que protegem nosso sistema imunológico e ainda atuam no transporte de oxigênio auxiliando a recuperação da frequência cardíaca após esforço. Para quem está treinando forte nessas altas temperaturas, é uma boa pedida.