Chegamos a 2021 depois de um ano pesado e cheio de desafios. Quem conseguiu manter mais ou menos uma rotina de exercícios está de parabéns. Mas se esse não foi o seu caso, não se sinta mal! O ano de 2020 foi puxado para todos e nunca é tarde para recomeçar. Encarar a atividade física como algo bom para você e não como uma punição ou mais uma tarefa chata já ajuda muito. Que tal tentar nesse novo ciclo? O nosso diretor técnico Eduardo Netto divide com a gente algumas premissas que realmente ajudam a trazer para prática o desejo de se exercitar de forma natural e contínua.
Lembre que exercício é saúde – e por que não sobrevivência?
Viver por anos sem praticar nenhuma atividade física torna tudo mais difícil. E isso não é história de profissional de educação física. Você já deve saber que se exercitar previne uma lista de doenças graves que ninguém deseja desenvolver, mas é mais que isso! O exercício te acalma, te tranquiliza e pode ser um momento do dia que você dedica seu tempo 100% só a você. Tudo isso dá um baita orgulho e prazer! Querer emagrecer é válido se é isso que você quer e ou precisa, mas o tal foco pode vir de onde você menos espera: da tal endorfina que a gente produz durante o exercício, do bem-estar imediato que se sente a cada dia de treino. Tente focar nos retornos diários.
Salve na agenda com o grau de compromisso máximo
Às 7h? Não posso. Essa deve ser sua resposta quando algo surgir bem na hora do treino. Claro que existem exceções, mas em geral, tente se comprometer com aquele horário que você escolheu para sua aula ou treino. Isso é tão importante quanto ter um profissional bom por perto ou uma estrutura segura para treinar. Se você não for nunca, nada disso adianta.
Tem sim uma aula com a sua cara
Dizer que exercício não é para você não é uma verdade absoluta. Antes disso, você precisa experimentar, se arriscar e encontrar a sua galera. Não adianta desejar ser uma aluna dedicada de localizada ou um crossfitter nato se nessas aulas você não se sente bem. Tente yoga, corrida, bike… Existe um mundo de possiblidades e uma – ou algumas quando você enjoar da primeira – te farão feliz.
Não insista no que já não errado
Se você já tentou treinar longe de casa ou apostou em um treino que você desistiu logo, não cometa o erro duas vezes. Quando a gente insiste demais no que já não se encaixou na nossa personalidade e rotina é pior. Treine perto de casa ou do trabalho, frequente a aula da sua professora preferida e facilite as coisas para você.
Gostou desse conteúdo? Então confira esse aqui sobre o que dizem os estudos sobre o melhor horário para treinar.