*Por Mauro Chasilew, ultramaratonista
O Caminho de Santiago é formado por um conjunto de rotas de peregrinação na Europa que vão até Santiago de Compostela, na Espanha. A aventura já é apreciada por muitos brasileiros, e os motivos que levam as pessoas até lá vão desde uma questão espiritual até desafios físicos. Hoje, o Brasil é o país fora da Europa com mais peregrinos realizando essa caminhada. Que tal se planejar para encarar essa jornada? O ultramaratonista Mauro Chasilew listou algumas dicas para você se preparar.
Para começar, você vai ter que escolher sua rota. São várias opções, a principal é a francesa, com cerca de 800km a serem percorridos em mais ou menos 30 dias. Uma outra possibilidade é fazer de bike, levando em torno de 15 dias. Quanto a época ideal para ir, as estações primavera e outono são as mais recomendadas, por apresentarem temperaturas mais amenas.
É fundamental que você se prepare para a jornada! Tanto fisicamente, quanto escolhendo os equipamentos e outros itens que irá levar na mochila. Uma dica é fazer algumas caminhadas antes da viagem, com a mesma mochila e o calçado que pretende usar por lá, para ir se acostumando. Aliás, tudo deve ser usado e testado previamente para não ter nenhuma surpresa desagradável quando estiver na peregrinação. Imagine chegar lá e descobrir que aquela bota que você comprou é extremamente desconfortável e causa bolha no pé? Melhor evitar!
A atenção com o peso e volume dos equipamentos deve ser constante, já que tudo que você levar, a princípio, será carregado nas suas costas por todo o percurso. Fique atento, você pode ter vários itens “leves”, mas se exagerar na quantidade, a soma fica pesada! Escolha poucos e bons itens. Peregrinos tradicionais não irão abrir mão do saco de dormir, logo, a quantidade de roupas tem que diminuir! O jeito é praticar o desapego.
Mauro conta que tem o costume de ir cortando etiquetas, fitas e tudo que puder economizar para diminuir volume final. Ele sempre opta também pelos pequenos frascos para acondicionar filtro solar, shampoo, etc.
Não deixe de lado a hidratação! São muitos pontos de reabastecimento ao longo do percurso, mas procure ter sempre por volta de um litro de água com você. Os amantes do vinho já podem abrir um sorriso: pelo caminho vocês vão encontrar uma fonte de vinho!
Aqui vai uma lista básica de itens para compor a mochila:
- 1 calçado impermeável
- 1 papete ou sandália
- 3 pares de meia
- 3 cuecas ou calcinhas (e 2 ou 3 tops para as mulheres)
- 2 Calça-bermuda
- 1 Calça impermeável
- 2 Camisas de manga longa com FPS tipo dry
- 1 Camisa de manga curta com FPS tipo dry
- 1 Camisa segunda pele ou fleece
- 1 Capa de chuva impermeável
- 1 Boné legionário ou chapéu
- 1 Mochila entre 30L e 40L com capa de chuva
- 1 Saco de dormir
- 1 Necessaire
- 1 Kit higiene + primeiros socorros
- 1 Toalha super absorvente
- 2 Bastões de caminhada
Além desses itens, existem outros que vão sendo personalizados de acordo com sua experiência. Por exemplo, alguns gostam de levar uma pochete para ter algumas coisas à mão e para usar nos momentos pós caminhada e para passear pelas cidades, dá para optar também por uma mochila ultra leve e compacta.
O mais importante de tudo: mesmo que você vá acompanhado, a jornada é sua! Vá no seu ritmo, ouvindo seu corpo e prestando atenção nas suas necessidades. Aproveite para se desconectar das preocupações do dia a dia e viva a experiência de se reconectar com a natureza e tudo o que está ao seu redor. Curta o caminhar, a paisagem, os novos amigos e conversas. Independente do motivo que leve as pessoas ao Caminho de Santiago, o consenso é geral: a transformação pessoal é gigante!
Se você se interessou e quer continuar pesquisando mais sobre o Caminho de Santiago, aproveite para acessar a playlist no canal do Youtube da On The Rocks com todos episódios sobre as maiores dúvidas de quem está se preparando para essa jornada: https://bit.ly/2lW8Ao8